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A distribuição é um dos pilares para o sucesso das operações dentro da logística, ainda mais no Brasil, um país continental, onde as distâncias dificultam muito esse processo.

Os centros de distribuição são unidades estratégicas capazes de oferecer agilidade e eficiência para as atividades logísticas de uma empresa. Ter um local onde todas essas etapas são centralizadas pode ser uma vantagem competitiva no mercado.

Neste texto, exploramos o conceito dos CDs, como eles funcionam e quais são seus benefícios, além de citar dicas para quem deseja implementá-los.

Navegue e saiba tudo sobre o que é um centro de distribuição

O que é um centro de distribuição?

O centro de distribuição (CD) é o local para onde são encaminhadas as mercadorias depois que elas saem das fábricas. Diferente dos depósitos comuns, esses espaços não realizam apenas a armazenagem dos produtos, mas sim todas as etapas de recebimento, separação e envio para entrega.

Normalmente, os CDs são posicionados estrategicamente, facilitando o processo de locomoção até os pontos de venda, com isso, a empresa pode ganhar agilidade e eficiência para os seus processos logísticos. Além disso, um local bem escolhido pode permitir acesso a mais de um fornecedor, gerando uma diversidade no estoque.

Essas estruturas são utilizadas pelas empresas que desejam gerenciar melhor as mercadorias estocadas e centralizar suas operações, mas também pelas transportadoras que armazenam produtos de diversos clientes.

galpão centro de distribuição

Como funciona um centro de distribuição?

Como dito no tópico anterior, os centros de distribuição realizam muito mais do que, apenas, a armazenagem dos produtos. A rotina nestes espaços é muito movimentada, já que ele engloba outras etapas muito importantes para a cadeia logística.

Esses processos precisam de muita atenção, pois, como todas as operações ficam centralizadas no CD, qualquer erro vai impactar diretamente na experiência do cliente com a mercadoria recebida.

Confira a seguir quais são as etapas realizadas em um centro de distribuição:

Recebimento dos produtos

A chegada das mercadorias é o ponto inicial das operações de um CD, talvez seja a etapa de maior importância dentro do processo logístico.

Aqui, os profissionais precisam de agilidade e, ao mesmo tempo, cautela para descarregar os caminhões que chegam nas docas de descarga. Além do trabalho manual, eles também são responsáveis por conferir e identificar os produtos, verificando se não houve nenhum erro no transporte.

Movimentação interna

Após o descarregamento das cargas, as mercadorias são reorganizadas no centro de distribuição, de acordo com as suas ordens de compra. Isso quer dizer que, os produtos podem ir para o armazenamento ou direto para as docas de carga, onde eles serão enviados para o seu destinatário.

Como os CDs são grandes, esse transporte interno precisa ser feito com agilidade, visando passar rapidamente para as próximas etapas logísticas.

Armazenagem

Diferente do armazenamento em depósitos e armazéns, aqui as mercadorias não ficam paradas por longos períodos, já que o objetivo dos centros de distribuição é, justamente, movimentá-las com agilidade até os pontos de venda ou direto para os clientes.

As mercadorias só ficam armazenadas até atender ao pedido de compra, por isso, também é muito comum que elas cheguem ao CD para trocar de veículo e ir direto ao destinatário.

Separação

A separação é a etapa que mais exige atenção dos profissionais que trabalham no CD, além de, normalmente, ser a última que envolve a responsabilidade da empresa.

Neste momento, todas as mercadorias são verificadas e organizadas conforme a sua documentação, dessa forma, é possível evitar erros comuns, como enviar itens que o cliente não pediu.

Expedição

Por fim, a expedição envolve o processo de levar os produtos separados até as docas de saída, onde eles são enviados até os clientes ou pontos de venda.

Essa etapa pode ser realizada pela própria empresa ou por transportadoras terceirizadas, isso vai depender do tamanho da operação e das capacidades de transporte.

Como é o layout de um centro de distribuição?

Além das etapas logísticas que o centro de distribuição envolve, o seu layout é o que o diferencia de um armazém ou depósito. A estrutura é desenvolvida para facilitar todas as dinâmicas e operações, visando a agilidade dos processos.

Dito isso, ela pode ser feita de duas maneiras: a partir do fluxo de mercadorias ou do giro de mercadorias.

No primeiro modelo, o objetivo é evitar os gargalos no fluxo logístico, então, toda a organização dos setores é feita em linha reta, onde na ponta inicial ficam os produtos que acabaram de chegar, no meio a armazenagem e no final a expedição.

No segundo modelo, as mercadorias com maior giro ganham prioridade dentro da área de separação, além de serem utilizadas esteiras para otimizar a produtividade.

Qual a importância dos centros de distribuição para a logística das empresas?

Os centros de distribuição são unidades estratégicas capazes de trazer muitos benefícios para as operações logísticas de empresas e e-commerces. O primeiro ponto que precisa ser citado, além de ser um dos principais, é a agilidade para realizar as entregas, conquistada graças à organização do fluxo em etapas e ao layout projetado para o desenvolvimento destes processos.

Além disso, quando esses espaços são posicionados estrategicamente, acontece uma facilitação na movimentação das cargas entre os fornecedores, CDs e destinatários. Esse tipo de projeto, alinhado a ferramentas tecnológicas de supply chain, gera uma economia de tempo e, consequentemente, uma margem de lucro maior.

Não podemos deixar de falar na centralização do estoque em um único ponto, o que facilita a logística e a gestão dos processos de preparação e envio dos produtos. Com essa concentração de operações em um mesmo lugar, fica mais fácil padronizar as atividades, o que permite uma maior eficiência, independente do cliente, tipo de carga ou local de entrega.

Dicas para implementar um centro de distribuição

O primeiro passo é estudar o melhor local para posicionar o seu CD, já que esse fato vai impactar diretamente no processo de entrega das mercadorias. É importante fazer uma análise sobre o trânsito da região para escolher uma localidade próxima às principais vias de transporte e aos seus fornecedores.

Também é fundamental considerar um espaço amplo, já que os centros de distribuição possuem uma estrutura complexa, composta por galpões e estacionamentos para os caminhões.

O próximo passo é avaliar qual será o número de profissionais necessário para realizar as atividades, para isso, você terá que entender quais são as demandas logísticas da sua empresa. Como as operações exigem uma padronização, a fim de uma melhor gestão dos processos, também será preciso investir em treinamentos.

Pensando em controle de qualidade, a tecnologia é uma grande aliada para uma melhor organização dos CDs. Por exemplo, você deve investir em um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) que ajuda a controlar todas as movimentações internas.

Entendeu como os centros de distribuição podem impactar na logística da sua empresa?

Ter um local posicionado estrategicamente para armazenar, preparar e enviar os produtos da sua empresa pode agilizar todos os processos logísticos da sua empresa, criando um diferencial nesse mercado tão competitivo. Esperamos que o nosso texto tenha te ajudado a entender como os centros de distribuição funcionam e quais são as suas principais vantagens.

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Dúvidas frequentes sobre Centros de Distribuição

O que é um centro de distribuição?

Os centros de distribuição são unidades estratégicas que centralizam todas as operações logísticas de uma empresa, desde o armazenamento das mercadorias até a sua expedição.

Vale a pena investir em um centro de distribuição?

Para saber se ter um CD vale a pena para a sua empresa, é importante entender quais são as necessidades do seu negócio e se você tem recursos para isso, já que estas unidades exigem um grande investimento em estrutura e mão-de-obra.

Como funciona o layout de um centro de distribuição?

Os layouts dos centros de distribuição podem ser feitos de duas maneiras, considerando o fluxo ou o giro das mercadorias.