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A gestão de qualidade na logística tem influência direta nos resultados dos processos logísticos, por isso está ganhando destaque e se tornado um método básico conforme a demanda por agilidade e eficiência aumentam.

Então, priorizar a gestão de qualidade é uma estratégia para otimizar continuamente o funcionamento das etapas da logística e alcançar resultados positivos, além de evitar problemas e prejuízos.

A seguir você entenderá como funciona a gestão de qualidade, os benefícios em investir na qualidade na logística e quais os princípios necessários para alcançar um bom desempenho.

Entenda sobre os principais pontos da gestão de qualidade na logística:

Como funciona a gestão de qualidade na logística?

Os responsáveis pela gestão de qualidade na logística devem monitorar os processos logísticos para, a partir disso, traçar estratégias e métodos que aumentem a eficiência das etapas e a implementação de melhorias constantemente.

Apesar do sistema de gestão da qualidade contribuir para a padronização e controle dos processos, métodos que auxiliam a melhorar os resultados e alcançar o alto desempenho, é interessante avaliar a implementação de ferramentas e tecnologias para ajudar na gestão. Por exemplo, para ajudar nas etapas logísticas em armazéns, depósitos e estoques, é comum a utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém, conhecidos como WMS (Warehouse Management System em inglês).

trabalho em equipe de três profissionais trabalhando na gestão qualidade da logística. dois seguram caixas enquanto uma das mulheres olha dentro de uma das caixas.

Qual a importância da gestão de qualidade?

Na área da logística não é suficiente querer resultados positivos, é necessário investir na eficiência da gestão de qualidade, cumprimento de prazos e redução de custos. Caso contrário, a empresa possivelmente sofrerá com perda de tempo e prejuízos financeiros, além de impacto negativo na relação com os consumidores.

A gestão de qualidade na logística é importante porque tem influência direta na eficiência dos fluxos de trabalho. Logo, quando a gestão é funcional, a execução das atividades são otimizadas, a empresa tem aumento de produtividade, além de outros resultados positivos, vantagens como entregas mais rápidas, giro de estoque e menos custos.

Além disso, outro ponto que demostra o quanto a gestão de qualidade na logística é importante, principalmente para o segmento alimentício, é a responsabilidade em garantir que os clientes não recebam produtos com prazos de validade expirados. Dessa forma, produtos com data de validade mais longas devem ser entregues depois dos com validades mais próximas.

Assim, a gestão de qualidade na logística serve para padronizar processos, otimizar os resultados e criar referências para o nível do serviço da empresa. Também é uma oportunidade competitiva por ser um diferencial de agradar o cliente ao oferecer agilidade, possibilitando entregas Same Day Delivery, e garantia de qualidade no serviço prestado.

Ainda assim, a dúvida é: como fazer a gestão de forma eficiente?

Como fazer gestão de qualidade efetiva?

Para conseguir fazer a gestão de qualidade com eficiência é necessário avaliar as etapas da cadeia logística e entender onde são necessárias melhorias. Para isso, você pode aderir ao uso de ferramentas e técnicas que ajudem a simplificar os processos o máximo possível para otimizá-los de forma contínua e a alcançar o alto desempenho.

Os principais pontos para conquistar a gestão de qualidade efetiva são:

Planejamento e KPI’s

Para a logística ser eficiente, o investimento deve ser realizado na parte operacional e na estratégica também, como, por exemplo, na etapa de planejamento. Para o planejamento é necessário identificar todos os processos internos e atribuir metas e objetivos para cada fase.

Já para a avaliação de desempenho dos processos ser eficaz e validado, é necessário escolher indicadores de desempenho (KPI’s) com base nas estratégias da empresa. Os indicadores mais utilizados estão relacionados a qualidade do serviço, eficiência e custos operacionais/prejuízos.

Gestão de rotas e transporte dos produtos

O planejamento de rotas é importante para promover segurança e rapidez nas entregas. Ao considerar diversos fatores como trânsito, caminhos e organização dos produtos no veículo de transporte, é possível evitar prejuízos de tempo e financeiros, como o roubo de cargas.

Isto é importante principalmente em épocas de maior venda sazonal, como Black Friday e natal.

Investimento em tecnologia

Os sistemas de automação e programas de software são ótimos artifícios para ter alto desempenho logístico, pois contribuem para a melhoria contínua dos processos internos, na redução de riscos e de falhas, e também na obtenção de informações rápidas, corretas e seguras.

Essas ferramentas podem ser utilizadas em diferentes etapas do controle da gestão de qualidade na logística, como na roteirização das entregas, na gestão de estoque, na fase de expedição e no rastreamento de produtos (no estoque e durante entrega).

Um exemplo muito utilizado é o sistema ERP, pois fornece informações em tempo real, ajudar no gerenciamento de informações, otimizar desperdícios e melhora o aproveitamento de tempo.

Centralização de informações

Para a área da logística, inclusive para a gestão da qualidade, é muito importante o domínio das informações. Tanto para casos de controle manual quanto com tecnologias, a centralização de informações é importante para agilizar os processos e não precisar gastar tempo procurando em diferentes arquivos.

Profissionais qualificados

Profissionais qualificados e treinados são essenciais para a eficiência da armazenagem e transporte dos produtos. Como são responsáveis pela movimentação, documentação, embalagem e transporte do produto, a equipe precisa estar integrada para que as etapas ocorram de forma sincronizada e fluída.

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Dúvidas frequentes sobre a gestão de qualidade na logística

Como a gestão de qualidade na logística tem influência nas entregas?

Quando a gestão de qualidade na logística é efetiva, a roteirização de entregas é otimizada. Isso significa que todos os fatores que contribuem para que as entregas serem mais eficazes são consideradas, como os pontos de parada, o trânsito e o gasto com combustível. Logo, as entregas vão acontecer no prazo, com mais agilidade e com menos custos. Então, a sua empresa terá melhor desempenho, menos custos e ainda vai melhorar a relação com o cliente.

Por que a gestão de qualidade na logística é importante para o segmento de alimentos?

A gestão de qualidade na logística é a parte do processo logístico responsável por garantir que os clientes não recebam produtos com prazos de validade expirados e também evitar que os produtos com data de validade mais longas sejam entregues antes dos com validades mais próximas. Assim, evita prejuízos e problemas com os clientes.