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O crescimento de 10% nas vendas de suplementos alimentares entre 2015 e 2021 já indicava as mudanças no perfil comportamental e de consumo dos brasileiros. Ao longo dos anos, cada vez mais aumenta a preocupação com a saúde, a prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos saudáveis.

Com o isolamento social devido à covid-19, 76% dos brasileiros melhoraram o cuidado com a saúde, física e psicológica, conforme apontado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Isso impulsionou a venda de suplementos, principalmente on-line, e pelo menos 59% dos lares tinham no mínimo uma pessoa adepta da utilização de suplementos. Então, a tendência indica que os números do segmento mantenham o crescimento.

Assim, com essa perspectiva de cenário otimista para os próximos anos, será abordado ao longo deste texto os desafios logísticos da venda de suplementos alimentares on-line, como as soluções da Grin Store te ajudam a contornar essas situações e ter benefícios como maior lucratividade e satisfação dos clientes.

Entenda sobre as soluções da Grin Store para a venda de suplementos:

Quais as dificuldades da venda de suplementos online?

As demandas dos consumidores em relação às compras on-line ficam mais exigentes conforme o serviço vai sendo mais requisitado. Então, o consumidor tem valorizado mais a experiência positiva com o serviço.

Isso impacta o e-commerce, porque essa forma de fazer compras tem conquistado cada vez clientes exatamente pela busca por facilidade e conveniência, como as vantagens de receber em casa e a curto prazo, por exemplo. Inclusive, esses são fatores considerados importantes para a decisão de compra: o valor do frete e o prazo de entrega.

Então, além de investir em melhorar o atendimento e o serviço prestado, é necessário estar atento aos desafios da etapa logística de um e-commerce de venda de suprimentos. Afinal, assim como o segmento de roupas e de alimentos, há muitas situações de risco ao vender online.

Os desafios para a venda de suplementos online envolvem:

  • Oferecer entregas rápidas;
  • Manter a disponibilidade das diferentes opções de produtos em estoque;
  • Monitorar o prazo de validade;
  • Manter a integridade dos produtos garantindo que não haja violação;
  • Preço do frete atraente.

Leia mais: Os principais desafios logísticos dos e-commerces de roupas

Ainda que seja necessário prestar atenção a essas questões, a venda de suplementos se mantém uma oportunidade com bastante potencial para ser vendido em um e-commerce.

Mulher com estetoscópio segurando um pote de suplemento alimentar em uma mão e um comprimido de suplemento alimentar na outra

Qual a solução da Grin Store para ajudar nas vendas de suplementos?

A Grin oferece diferenciais que ajudam a alavancar o sucesso do seu negócio.

Dentre as soluções que podemos oferecer há:

Entrega rápida

Devido à otimização dos processos logísticos e da localização nas 5 principais capitais do país, a Grin consegue realizar Same Day Delivery e, simultaneamente, com menor custo para a empresa e fretes mais baratos para o cliente.

Roteirização logística

Nessa fase é escolhido o melhor veículo e traçada uma estratégia buscando a redução dos custos operacionais, do tempo e dos prazos. Então, ao organizar a melhor rota para as entregas, deve evitar trânsito e garantir a segurança do produto.

Gestão de estoque eficiente

Os suplementos alimentares possuem muita diversidade de produtos e a tecnologia usada na Grin consegue calcular o número ideal de produtos para se ter em estoque, garantindo que sempre tenha o produto para ser vendido a pronta entrega.

Além disso, com a gestão eficiente, há maior controle sob os prazos de validade, evitando descarte de produtos sem necessidade, e otimização do espaço, tornando os custos pelo armazenamento e manutenção do estoque mais acessíveis.

Embalagem

Por ser um produto a ser ingerido, qualquer violação na embalagem é um problema e demandará o processo de logística reversa. Por isso, a atenção a preservação do produto é importante.

A Grin tem uma atenção especial a essa etapa que acontece dento da fase da expedição e faz uma avaliação cuidadosa de qual é a embalagem mais adequada para o transporte de cada produto.

Sendo assim, além dessas soluções melhorarem a qualidade do serviço, os resultados também são vantajosos para as empresas por outros motivos.

Quais as vantagens em ser parceira da Grin Store?

As soluções que a Grin oferece são revertidas em benefícios tanto para o consumidor quanto para o cliente, afinal, os processos são otimizados, as entregas são mais rápidas, os custos são menores e os fretes são mais baratos.

A parceria com a Grin Store te garante:

Lucro

Apesar do público consumidor não se importar em pagar preços mais altos por um serviço de qualidade, principalmente se a entrega for rápida, é possível oferecer qualidade e ter maior lucratividade.

Para isso, é necessário diminuir os custos das operações por meio da otimização dos processos, da roteirização de entregas e da gestão eficiente do estoque. Então, esse lucro aumenta o faturamento da empresa ou pode ser revertido na diminuição dos preços dos produtos.

Melhor gestão de recursos

Devido ao gerenciamento eficiente das etapas e da equipe de funcionários treinada, sempre haverá produtos em estoque e a rota de entregas será a melhor possível, economizando tempo e gasolina.

Diferencial competitivo

Ao oferecer um serviço de qualidade com rapidez e fretes mais baratos, a imagem da empresa melhorará perante ao mercado e será visto como um grande diferencial competitivo.

Satisfação do cliente

As chances de fidelização do cliente são maiores quando o serviço oferecido entrega o que o consumidor busca. Por isso, oferecer entregas rápidas, assertivas e com fretes mais acessíveis ajudam a estabelecer uma boa relação com o cliente.

Entendeu como a logística contribui para o sucesso nas vendas de suplementos alimentares?

Explicamos como as soluções oferecidas pela Grin Store ajudam a melhorar a qualidade do seu serviço e a conquistar não só novos clientes, mas fidelizar os que já compram.

Além disso, ajudamos com os desafios da entrega, gestão de estoque e integridade dos produtos.

Converse agora com um consultor Grin Store e comece a investir no desenvolvimento da qualidade do seu serviço.

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Dúvidas frequentes sobre vendas de suplementos alimentares na etapa logística

Como a etapa logística influencia as vendas de suplementos alimentares no e-commerce?

A etapa logística tem desafios em qualquer segmento de vendas. No caso da venda de suplementos, a logística é o setor responsável por garantir questões relacionadas ao estoque, como disponibilidade de produto e prazo de validade. Além disso, a entrega, que deve ser realizada rapidamente, deve ter valor de frete barato ao mesmo tempo em que garanta que não aconteça avarias no produto.