Entre o momento da compra e o recebimento do produto há quatro fases da logística: recebimento, armazenagem, separação e expedição.
A expedição é a fase da logística responsável por fazer o produto ser entregue no destino certo de forma econômica e rápida. Caso aconteça alguma complicação, há o risco de prejuízos financeiros ocasionados por perdas materiais e de tempo.
Outro ponto importante é a crescente demanda dos consumidores por agilidade, sendo comum a insatisfação com altos prazos de entregas e atrasos. Uma pesquisa de 2018 da Global Consumer Insights, apontou que metade dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro no frete se a entrega for mais rápida.
Eis que surge a questão de como oferecer fretes baratos, qualidade e rapidez no serviço? Essa é uma questão crucial principalmente para lojas de e-commerce de roupas, que enfrentam muitos desafios logísticos.
A seguir, serão abordados tópicos que explicam mais sobre essa última fase antes da entrega, incluindo a importância de investir nessa parte do processo logístico, dicas de como tornar mais ágil as tarefas da expedição e os erros mais comuns.
Navegue para conhecer mais sobre a etapa de expedição da logística:
O que é expedição na logística?
A expedição é a última etapa da logística antes da entrega e engloba todo o processo de envio, incluindo a documentação, a embalagem para proteção do produto e o planejamento da entrega.
Essa fase acontece no armazém ou estoque e o objetivo é garantir a entrega no tempo certo e sem danos no produto.
Além de exigir organização, agilidade e estratégia, as etapas da expedição estão interligadas e, por isso, precisam seguir uma ordem.
Como funcionam as etapas da expedição?
A expedição está divida em 4 etapas, sendo que em cada uma são executados diferentes processos.
1. Planejamento das entregas
- identificação e listagem dos produtos que devem ser separados
- qual o veículo ideal para transportar o produto e o posicionamento das mercadorias nestes veículos
- melhor rota e horários para que a entrega seja realizada, considerando casos de prioridade
Para entender qual o nível de eficiência desses processos na empresa há indicadores como o Drop Size.
2. Organização dos produtos
Após a montagem do planejamento, os produtos são recolhidos e posicionados para permitir que as próximas etapas do processo ocorram com agilidade.
3. Documentação
Após essa etapa o produto estará pronto para envio, então, para não haver problemas com fiscalização, é necessário:
- verificar o volume e o peso da entrega
- preparar documentações de saída e notas fiscais dos produtos
- proteger os produtos com embalagens adequadas
4. Organização no transporte
A organização das embalagens dentro do veículo que irá transportá-lo precisa ser pensada para evitar que o entregador gaste muito tempo procurando o pacote ou precise organizar as embalagens a cada entrega.
A importância e benefícios da expedição na logística
Como a expedição influencia o cumprimento ou não dos prazos e também na qualidade de entrega do produto (se foi entregue em boas condições ou teve alguma avaria), é uma etapa que afeta a experiência e a satisfação do cliente.
Se um cliente tem uma impressão ruim, a chance dele não querer voltar a comprar com a empresa é grande. Então, o principal objetivo é que o cliente receba o produto sem defeitos no prazo prometido.
Além de influenciar a percepção do cliente, a otimização e controle de processos na fase de expedição resulta em:
- rapidez na entrega
- menor custo com transporte
- economia de tempo da equipe
- fortalecimento da marca
- potencial de fidelização do cliente
Entretanto, por ser um processo com várias etapas, que demanda rapidez, alguns erros acabam sendo comuns. Entender mais sobre eles ajuda na prevenção.
Quais são os problemas e erros mais comuns?
A entrega de um produto pode ter desafios e contratempos, então, se a logística não tem um planejamento efetivo, a empresa encontrará problemas recorrentes de:
- Perda de produtos
- Produtos avariados devido à má embalagem ou embalagem inadequada
- Gasto de tempo e dinheiro com logística reversa de produtos a serem trocados ou devolvidos
- Experiência ruim para o cliente com pedidos errados, atrasos ou danificados
Por exemplo, imagine como você se sentiria caso recebesse um sorvete com o conteúdo vazando por descuido no transporte e embalagem ineficaz. A experiência seria bem ruim, correto?
Então, como melhorar a etapa de expedição para evitar que ela desencadeie problemas na sua empresa?
Como otimizar o processo de expedição?
Para ter os melhores resultados e o desempenho mais eficiente da cadeia de operações, é necessário reduzir custos e aprimorar a organização das etapas.
Confira algumas dicas para extrair o potencial máximo da sua expedição.
1. Controle de estoque
Ter um bom sistema de endereçamento de estoque ajuda no controle do armazém e das vendas, facilita a localização das mercadorias e minimiza os erros de quantidade, de códigos e de nomenclatura dos itens.
Há diferentes estratégias para fazer essa padronização, por exemplo, o conceito do Stock Keeping Unit.
2. Picking
O picking é a separação dos produtos que devem ser entregues. Existem múltiplas opções para realizar essa coleta e separação, como por zona, onda e lote.
A lista utilizada com diversas informações sobre os produtos também auxilia no planejamento de como eles devem ser organizados no compartimento do transporte para a entrega.
3. Embalagem
Utilizar uma embalagem com tamanho e material adequados é importante para minimizar as chances de danificação dos produtos. A embalagem também deve estar bem lacrada.
Conhecer os diferentes tipos de classificação de embalagens ajuda a fazer uma boa seleção.
4. Transporte
Avaliar a condição do transporte, o espaço disponível para colocar os produtos, a rota e os horários são pontos que ajudam a preservar a mercadoria e minimizar problemas e atrasos de prazos.
Um ponto extremamente importante é verificar a necessidade de condições especiais, como no caso de alimentos, principalmente se forem perecíveis.
5. Mapeamento logístico
O posicionamento da equipe, dos produtos e dos veículos que irão fazer o transporte se estiverem otimizados diminuem o tempo de realização das tarefas. Elaborar um mapeamento dessas ações ajuda a visualizar onde é possível melhorar.
6. Contratação de produtos e serviços
A padronização e automatização oferecida por sistemas de software ajuda na identificação e separação de produtos, no controle de estoque e no planejamento das entregas. É uma boa opção para minimizar a chance de erros.
Já a terceirização do processo logístico pode trazer muitas vantagens, principalmente para pequenos e médios negócios que querem reduzir gastos com transporte e preço de frete e estoque elevados.
No caso de uma Dark Store, por exemplo, o processo da separação e expedição não são mais responsabilidades da sua empresa, que poderá focar em outras tarefas e decisões.
Entendeu como a etapa da expedição da logística é importante?
Seja para a entrega direta ao consumidor final ou para o abastecimento de Pick Up Points, a expedição é uma fase essencial que influencia diretamente na rapidez da entrega.
Quando mal executada, a empresa é prejudicada, mas o bom funcionamento preserva a imagem e evita atrasos e danos no produto.
Assim, para realizar entregas no menor tempo possível com menos custos de armazenamento e de fretes, é interessante utilizar uma Dark Store, principalmente no cenário de um e-commerce e dos empreendimentos localizados longe dos principais centros urbanos.
Por ser uma empresa fulfillment especialista no ramo logístico que conta com uma equipe treinada, a Grin Store oferece o serviço de Dark Store e a realização de todos os processos logísticos e operacionais relacionados às vendas online com qualidade e rapidez.
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Dúvidas frequentes sobre a etapa de expedição da logística:
Quais as responsabilidades do setor responsável pela expedição?
Os principais processos dos profissionais envolvidos na etapa da expedição são os seguintes:
- identificação dos produtos;
- emissão de notas fiscais e outros processos burocráticos como a liberação da saída do produto do estoque;
- conferir se as mercadorias dos pedidos estão corretas;
- preparar e embalar os produtos de forma adequada para evitar danos;
- planejar questão de logística da entrega;
- enviar os produtos para entrega.