Imagina o que o seu cliente pode pensar ao entrar no seu e-commerce e descobrir que o valor do frete é maior que o preço do produto que ele deseja. Com certeza essa não será uma boa primeira impressão, o que pode fazer com que ele migre para um de seus concorrentes.
Oferecer entregas mais baratas pode ser desafiador, já que existem muitos fatores que precisam ser considerados nessa hora, como a distância dos trajetos e o peso dos seus produtos. Porém, quando você consegue aplicar isso na sua loja, certamente ganhará um ótimo diferencial em relação à concorrência.
Confira como descobrir se o seu frete tem um valor alto e as principais dicas para diminuí-lo.
Navegue e saiba tudo sobre como cobrar um frete mais barato
Por que oferecer um frete mais barato?
Nenhum cliente gosta de pagar um alto valor para receber um produto em casa, normalmente, quando isso acontece eles procuram outro lugar para efetuar sua compra. Então, o primeiro ponto a ser destacado é que, oferecer um frete mais barato pode te colocar à frente dos seus concorrentes, fazendo com que o consumidor prefira o seu e-commerce.
Além disso, esse fator pode contribuir para aumentar as taxas de fidelização e retenção da sua empresa, métricas que podem justificar a conversão, por isso é muito importante ficar atento a esses detalhes.
Oferecer opções de entrega mais baratas é, também, pensar na melhor experiência para o seu consumidor, criando um bom relacionamento e, consequentemente, aumentando suas vendas.
Como identificar os motivos do meu frete ser caro?
Uma das piores situações que o cliente pode passar na hora de comprar on-line é perceber que o frete é mais caro do que o produto, isso pode fazer com que ele nunca mais volte ao seu e-commerce.
Por isso, é preciso prestar atenção em todos os detalhes que podem estar causando um aumento no valor da sua entrega. Você pode começar checando a distância do seu centro de distribuição em relação aos principais pontos de compra, trajetos longos são um dos principais fatores de encarecimento da taxa de frete.
Depois, verifique o peso e tamanho dos seus produtos, mercadorias mais pesadas necessitam de um transporte cuidadoso, deixando a entrega mais cara. Além disso, é válido checar se os itens estão cadastrados com essas informações corretas no site.
Veja outros pontos que precisam ser conferidos:
- Ticket médio da sua loja;
- Volume das suas embalagens;
- Proporção de vendas.
Quando finalizar a verificação dos fatores, é a hora de identificar se o valor do seu frete é caro ou não. Para isso, escolha um período de tempo, pode ser um mês, some os valores dos pedidos confirmados pelos clientes, compare o valor gasto no frete com o total do montante e calcule a porcentagem do custo de entregas em relação ao seu faturamento.
Você deve ficar atento quando uma porcentagem alta do seu faturamento, a partir de 35%, diz respeito aos custos do frete.
Calculadora de frete: veja se a sua loja está cobrando caro
Quer ver na prática se o seu empreendimento está cobrando caro nas taxas de frete?
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Diminuindo o valor do frete
Descobriu que o valor do seu frete está alto? Calma, esse não é o fim do mundo! Sabemos que as entregas são parte fundamental do seu negócio, por isso, é muito complicado diminuir essa porcentagem.
Porém, separamos algumas dicas que podem te ajudar com esse problema, confira a seguir:
Diversifique as modalidades de entrega
Oferecer diversas opções de entrega é uma ótima saída para diminuir o valor do seu frete. Ainda por cima, é possível atender às diferentes necessidades do cliente, dando-lhe a oportunidade de escolha sobre o modelo mais favorável para ele.
Trabalhando com mais de uma transportadora, você consegue negociar condições e escolher as opções que melhor atendem às demandas do seu negócio. Além disso, caso aconteça algum problema com algum dos transportes, você sempre terá outras possibilidades para conseguir entregar o produto no prazo determinado.
Mas, você não precisa apostar nos modelos onde os pedidos vão até os destinatários, também existem estratégias logísticas onde os clientes vão buscar suas compras, como os Smart Lockers ou os Pick up Points.
No primeiro exemplo, são instalados armários inteligentes, monitorados a distância, em pontos de maior fluxo de pessoas, como estações de metrô, onde são depositadas as mercadorias para a retirada do consumidor. Já o segundo modelo aposta na compra on-line, porém com retirada presencial em uma loja física.
Utilize as Dark Stores
Essa é uma estratégia que está ficando muito conhecida no mundo da logística. Aqui, são utilizados micro-centros de distribuição compartilhados, instalados em capitais e regiões com grande fluxo de compras, para o armazenamento, preparação e envio das mercadorias.
As Dark Stores são muito úteis para diminuir os custos referentes aos processos logísticos das empresas, já que elas possuem equipes próprias que realizam as atividades para todas as empresas que compartilham o serviço.
Porém, essa estratégia também pode ser muito útil para as entregas, já que, como dito acima, os pontos ficam estrategicamente posicionados perto de seu destino, então o trajeto tende a ser menor, reduzindo os valores do frete. Além disso, estes micro-centros, normalmente, contam com um time de entregadores próprios, não dependendo de outras transportadoras.
Caso tenha interesse, a Grin Store oferece esse serviço em mais de 5 capitais no Brasil, registrando mais de 5 milhões de pedidos processados. Temos a experiência necessária para cuidar dos seus produtos, entre em contato!
Aumente o ticket médio do seu e-commerce
Aumentar o seu ticket médio pode ser uma boa estratégia, pois ela é capaz de diminuir a percepção do cliente sobre o valor das entregas. A pergunta é: como fazer isso? Você pode adotar as vendas cruzadas no seu e-commerce, oferecendo produtos que tenham alguma relação com o produto que o cliente está interessado.
Por exemplo, o usuário está interessado em comprar um videogame, então, você pode oferecer os controles ou os jogos como forma complementar.
Além disso, você pode oferecer descontos, promoções ou brindes, como forma de reconhecimento da fidelização do cliente, criando uma boa relação. Ou então, você pode definir frete grátis para compras a partir de determinado valor, como incentivo a novas compras.
Cuidado com as embalagens
Como já comentamos, a dimensão das embalagens é um fator que pode encarecer o valor das suas entregas. Utilizar materiais de embalagem mais pesados ou que possuem um tamanho avantajado pode dificultar o transporte, já que o pacote irá ocupar mais espaço nos veículos.
Por isso, foque em utilizar em embalagens mais leves e que, de preferência, possuam o mesmo tamanho do produto que será enviado. Você também pode apostar em materiais sustentáveis, criando um diferencial com seus concorrentes.
Quer discutir com a gente como diminuir o valor do seu frete?
O valor do frete pode ser um fator fundamental para a finalização de compras no seu e-commerce, por isso, é muito importante focar em utilizar as dicas citadas neste texto.
Somos uma empresa especializada em tecnologia e logística com mais de 20 anos de experiência no mercado, podemos te ajudar a alcançar resultados mais expressivos.
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Dúvidas frequentes sobre frete
Qual o problema dos fretes mais altos?
Os fretes com valores altos podem afugentar o consumidor, fazendo com que ele prefira procurar outras opções entre os concorrentes.
O quanto o preço do frete pode influenciar no sucesso do e-commerce?
Com a evolução dos e-commerces, o perfil do consumidor muda constantemente, por isso eles se tornam cada vez mais exigentes.
Os fatores de decisão mais relevantes atualmente são prazo de entrega e valor do frete. Então, se o valor do frete do seu empreendimento for caro, afastará o consumidor. Por outro lado, a oferta de fretes mais baratos ou grátis é um grande diferencial para conquistar novos clientes. Assim, o valor do frete tem muita influência no sucesso do seu e-commerce.
Qual a importância de oferecer fretes mais baratos?
Quando os valores de frete são muito altos, os clientes tendem a procurar outras opções entre os concorrentes, onde eles poderão pagar menos para receber o mesmo produto.
Então, colocar um frete mais barato pode ajudar a criar um bom relacionamento com o cliente, fazendo com que ele efetue mais compras futuramente.
Quais são as vantagens em oferecer fretes mais baratos?
As vantagens de oferecer fretes mais baratos são:
- Fidelização e atração de novos clientes;
- Satisfação de clientes;
- Diferencial competitivo no mercado;
- Maior chance de sucesso do seu empreendimento.
Como descobrir se o meu frete é caro?
Escolha um período de tempo, pode ser um mês, some os valores dos pedidos confirmados pelos clientes, compare o valor gasto com frete com o total do montante e calcule a porcentagem do custo de entregas em relação ao seu faturamento.
O que influencia no preço do frete?
O preço do frete é influenciado por fatores como:
- Distância entre o centro de distribuição e o cliente;
- Peso e tamanho dos produtos;
- Oferecimento de logística reversa.
Como posso diminuir o valor do meu frete?
Existem diversas estratégias que podem contribuir para reduzir o valor pago pelas entregas da sua loja. Colocá-las em prática pode não ser fácil, mas com certeza vai fazer diferença nos seus resultados.
Você pode apostar em diversificar as suas modalidades de entrega ou, então, usar técnicas para aumentar o seu ticket médio. Utilizar Dark Stores e embalagens menores também são fatores que podem diminuir os seus gastos com frete.
Como as Dark Stores ajudam a baratear o frete?
A principal vantagem que as Dark Stores oferecem para baratear o frete são as localizações estratégicas nos principais centros urbanos. Além disso, esse modelo de negócio também investe em outras soluções que ajudam neste barateamento do frete, como a roteirização de entregas e a otimização dos processos.
É possível oferecer fretes mais baratos em entregas expressas?
Sim! A oferta de serviços como Next Day Delivery ou Same Day Delivery por preços mais baratos é possível com as Dark Stores, devido à localização e características de funcionamento dessas estruturas.
Vale a pena delegar entregas à prática do crowdshipping para diminuir o valor do frete?
O crowdshipping é uma modalidade de entrega colaborativa na qual empresas utilizam o serviço de terceiros para efetuar o envio das mercadorias. A contratação ocorre por plataformas que funcionam como intermediários.
Apesar dessa prática ajudar no barateamento do frete, é uma alternativa muito arriscada por ficar dependente da disponibilidade dos entregadores terceirizados da plataforma, que se não estiverem disponíveis, comprometem o prazo de entrega e o cliente se frustra com a experiência.