Os avanços da tecnologia e a popularização das compras online criaram um perfil mais exigente de consumidor, que não se contenta apenas com um valor de frete barato, mas com uma boa experiência envolvida.
Conforme pesquisa realizada pela plataforma Capterra, empresa de comparação de softwares pertencente ao grupo Gartner, os quesitos mais importantes para o consumidor de e-commerce são: a rapidez (com 49%), o preço (33%) e a embalagem (7%). Então, com esses dados, podemos afirmar que a entrega é uma das principais responsáveis pela experiência de compra do consumidor no comércio online.
Os gestores das lojas virtuais podem encontrar vantagens em realizar os processos logísticos por conta própria, porém, quando as demandas começam a aumentar, a tendência é que eles esbarrem com a falta de eficiência dos fluxos.
E, devido a isso, as empresas de e-commerce têm procurado por diferentes soluções como, por exemplo, método de parceria fulfillment, como proposto por Dark Stores.
Além de você contar com uma empresa especializada em etapas de armazenagem e envio dos produtos, também existe um comprometimento com as boas práticas de atendimento ao cliente.
Aprenda como funciona esse método e o porquê ele é importante para o seu empreendimento!
Navegue e saiba tudo sobre o fulfillment
O que é fulfilment?
O termo em inglês fulfillment, significa cumprimento, realização, preenchimento e satisfação.
No ramo logístico, essa dinâmica começou a ser aplicada para atender às novas demandas das vendas online, que visam trazer a melhor experiência possível para o consumidor moderno.
Assim, o termo order fulfillment é utilizado na logística para se referir a execução completa dos processos logísticos e operacionais, desde a armazenagem até a entrega do produto ao cliente, com o diferencial da integração das etapas.
Como contribui para oferecer mais eficiência, pontualidade e qualidade para os serviços de logística, além do aumento das vendas e melhoria da experiência do cliente, se tornou uma estratégia fundamental para às vendas online.
Como funciona o fulfillment?
O processo de fulfillment engloba às práticas de todas as etapas logísticas de um e-commerce, então, será necessário um reforço na estrutura física, ferramentas tecnológicas e capacitação dos profissionais.
O primeiro passo é entender quais são as fases logísticas para depois entender como o conceito de fulfillment atua em cada uma delas. As etapas logísticas são:
- Recebimento dos produtos no estoque;
- Armazenamento (incluindo endereçamento e gestão de estoque);
- Separação dos pedidos (picking);
- Preparação do produto na embalagem (packing);
- Emissão de documentação;
- Entrega dos produtos ao consumidor final;
- Logística reversa (caso necessário).
Recebimento e armazenamento
No começo de tudo, as mercadorias são recebidas e armazenadas em um estoque, armazém, hub logístico ou centro de distribuição.
Após serem recebidos, os produtos passam por um processo de identificação chamado endereçamento para facilitar o rastreamento no estoque.
Fase de expedição
Quando um cliente realiza um pedido, o produto passa pela fase de expedição, que inclui a separação, a embalagem e a emissão de documentos, antes de ser enviado para o seu destino.
Após todas essas etapas serem finalizadas, o produto será despachado para o transporte.
Entrega ao cliente
Esse processo precisa ser conduzido com velocidade, já que possuem prazos estipulados para a realização das entregas, que enfrentam muitos desafios.
No caso da Dark Store da Grin Store há o diferencial do serviço de entregas, realizadas pela própria equipe da Grin.
Lembrando que, enquanto todo o fluxo está acontecendo, o estoque é checado para verificar o que está faltando, quais mercadorias precisam ser repostas, se existem itens obsoletos e outros problemas dentro do armazém. Algumas empresas costumam utilizar softwares de gestão logística e de estoque, como o WMS, facilitando a captação dessas informações.
Pós-vendas
Por fim, a etapa de pós-venda envolve toda a experiência do consumidor com a sua compra, aqui ele fará feedbacks, devoluções ou trocas. Durante esse período, as empresas costumam analisar as avaliações dos compradores para poderem evoluir e otimizar seus serviços.
Nesse período também acontece a logística reversa, onde são realizadas as trocas de produtos com defeito ou quando acontecem arrependimentos, como roupas no tamanho errado.
Por que o fulfillment é importante?
O fulfillment garante que a mercadoria passe por todas as etapas logísticas e chegue ao consumidor da melhor maneira possível, ou seja, com qualidade e agilidade, resultando em uma experiência positiva ao cliente.
Além disso, essa dinâmica consegue minimizar os erros que podem acontecer ao longo do caminho, fazendo com que o cliente se sinta valorizado e tenha vontade de realizar novas compras.
Isso é possível, pois com a dinâmica do fulfillment você consegue:
- Planejar a operação;
- Definir e estruturar todos os processos;
- Cumprir os pedidos com eficiência e agilidade;
- Monitorar o estoque, a distribuição e outras partes da logística;
- Acompanhar as entregas.
Porém, esses não são os únicos motivos que tornam essa prática tão importante para as lojas que trabalham com e-commerce.
As vantagens do fulfillment na cadeia logística
Os benefícios do sistema fulfillment para o cliente final e para a sua empresa torna essa característica um importante diferencial competitivo no mercado.
Então, se a sua empresa não tem necessidade de fazer a logística própria ou não quer investir na implementação desse conceito, uma possibilidade é a terceirização do serviço para uma empresa parceira.
Confira todas as vantagens que o sistema fulfillment proporciona:
Otimização do armazenamento e da entrega
A integração das etapas e o uso da tecnologia, como softwares de gestão de estoque e de roteirização de entregas, ajudam na otimização dos fluxos logísticos. Isso proporciona melhor organização e os processos são realizados com a maior eficiência possível. Além disso, a localização é em pontos estratégicos, mais próximos das rotas de transporte.
Dessa forma, é possível agilizar a entrega dos pedidos e melhorar a qualidade do serviço ao evitar erros nos processos de embalagem, etiquetagem e envio das mercadorias.
Redução de gastos
A diminuição de erros no processo, a organização do estoque, a localização do centro de distribuição e o planejamento das entregas ajudam na redução dos custos operacionais, como descarte de produtos, transporte, gasolina e manutenção do local.
Quando é terceirizado, ainda há menos gastos com funcionários, que precisam de treinamento e monitoramento constante para os processos serem otimizados.
O lucro extra pode ser mantida como receita na empresa ou ser investido em outros pontos.
Amplie e expanda o seu negócio
Com as Dark Store fulfillment, é possível descentralizar o estoque sem a necessidade de estabelecer lojas em diversos lugares.
Assim, você consegue se colocar em novos mercados com facilidade e estar próximo de clientes de diferentes regiões, garantindo que todos recebam os produtos rapidamente e por valores de frete mais baixos.
Melhore o seu atendimento ao cliente
O atendimento ruim é um dos principais fatores que desmotivam um cliente a fazer uma nova compra na mesma loja, afinal, ninguém gosta de se sentir desvalorizado.
As práticas do fulfillment englobam a etapa de atendimento, como fornecer um SAC para tirar dúvidas, realizar feedbacks e acesso ao rastreio do produto, recebendo informações em tempo real via e-mail, sms ou WhatsApp.
Além disso, ao terceirizar a etapa logística você consegue oferecer serviço de muita qualidade e personalizado. Essa alternativa te permite melhorar aspectos do seu produto, como a embalagem, que pode ser personalizada com as características da sua marca, cupons para futuras compras, etiquetas com o nome do comprador, entre outros pontos.
Fidelização de clientes
Por oferecer um serviço ágil, de qualidade e com fretes mais baratos, você conquista a confiança do cliente e pode até superar as expectativas deles. Dessa forma, ao oferecer boas experiências de compra, uma relação vai sendo criada com o cliente e ele se torna fiel ao seu empreendimento.
Ainda que o conceito fulfillment aplicado no processo logístico resulte em muitos benefícios, é importante avaliar qual o melhor custo x benefício: a empresa aplicar na logística executada por ela própria ou contratar uma empresa parceira.
Vale a pena contratar uma empresa terceirizada?
No tópico anterior, nós exploramos os principais benefícios que uma empresa parceira pode trazer para os seus fluxos logísticos.
Gerir um e-commerce não é uma tarefa fácil, existem muitas demandas na linha de frente do negócio, por isso é desgastante ter que focar os esforços nos fluxos de preparação dos produtos, como armazenagem e entregas.
Conforme a loja virtual cresce, a tendência é que esses pontos piorem ainda mais, demandando maior agilidade e eficiência dos processos.
Porém, antes de decidir sobre a terceirização logística, é importante verificar se você já conta com processos organizados dentro do seu e-commerce. Desse modo, será possível verificar quais são seus gastos e em que etapa você precisa mais de suporte. Neste momento, faz sentido analisar os custos envolvidos, os prós e os contras para avaliar o melhor custo x benefício.
Um ponto relevante a ser considerado é que com a terceirização da responsabilidade a uma empresa parceira para ser responsável pelas práticas do fulfillment é que os benefícios não estão restritos a parte financeira.
Como você contará com uma ajuda especializada para aplicar soluções eficazes ao seu negócio, não precisará se preocupar com a contratação dos profissionais para realizar o atendimento e nem com a estrutura de armazenamento para os produtos. Com isso, será mais fácil focar na expansão do seu e-commerce com a segurança e tranquilidade de que você estará oferecendo um serviço de qualidade.
Quer saber mais sobre o fulfillment? A Grin Store pode tirar todas as suas dúvidas sobre esse conceito logístico!
Como explicamos, o fulfillment é um conceito inovador que engloba todas as etapas logísticas de um e-commerce, desde a parte da armazenagem até a entrega do produto final, sempre focando em trazer a melhor experiência para o cliente.
Ficou com alguma dúvida relacionada ao tema? Entre em contato com a Grin Store!
Somos uma empresa especializada em tecnologia e logística com mais de 20 anos de experiência no mercado, podemos te ajudar a alcançar resultados mais expressivos.
Somos uma empresa especializada em tecnologia e logística com mais de 20 anos de experiência no mercado, podemos te ajudar a alcançar resultados mais expressivos.
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Dúvidas frequentes sobre o fulfillment
O que é o fulfillment?
O termo em inglês fulfillment, significa cumprimento, realização, preenchimento e satisfação. Basicamente, no ramo logístico esse conceito corresponde às práticas que englobam todas as etapas logísticas de um e-commerce, desde a armazenagem até a entrega do produto, focando em trazer a melhor experiência para o consumidor.
Como o fulfillment funciona?
O fulfillment funciona através da integração e realização completa de todas as etapas do processo.
Na logística também é conhecido como order fulfillment e promove a integração de todos os procedimentos logísticos e operacionais relacionados às vendas online, funcionando como solução para problemas.
Geralmente envolve parceria com uma empresa terceirizada que irá realizar todas as etapas logísticas do seu e-commerce, começando pela armazenagem, passando pela separação dos produtos e chegando na entrega dos pedidos.
O que é o fulfillment aplicado a Dark Store?
Uma Dark Store com sistema fullfilment significa que a estrutura se responsabiliza por todo o composto de atividades que devem ser realizadas, desde o momento em que o pedido é realizado pelo cliente até o momento que este recebe a mercadoria em mãos. Essa alternativa resulta em muitos benefícios para a empresa que contrata o serviço da Dark Store e para o cliente dela.
Por que aplicar fulfillment na logística?
Com a dinâmica do fulfillment na logística é possível:
- Planejar a operação;
- Definir e estruturar todos os processos;
- Cumprir os pedidos com eficiência e agilidade;
- Monitorar o estoque, a distribuição e outras partes da logística;
- Acompanhar as entregas.
Como aplicar fulfillment em processos logísticos de e-commerce?
Para aplicar um sistema fulfillment é necessário promover a integração das etapas e das equipes de diferentes áreas. Por isso, é importante treinar os funcionários e recorrer a ajuda de ferramentas tecnológicas.
Qual a relação entre tecnologia e fulfillment?
O fulfillment promove a eficiência através da integração e, para isso, recorre a utilização de tecnologias para automatizar processos, facilitar a comunicação entre equipes de diferentes departamentos e monitorar processos em tempo real.
Vale a pena terceirizar a logística a uma Dark Store fulfillment?
Antes de decidir sobre a terceirização logística, é importante verificar se você já conta com processos organizados dentro do seu e-commerce. Desse modo, será possível verificar quais são seus gastos e em que etapa você precisa mais de suporte. Neste momento, faz sentido analisar os custos envolvidos, os prós e os contras para avaliar o melhor custo x benefício.
Caso você não tenha nenhuma estrutura ou tenha processos frágeis, é possível que terceirizar seja a melhor estratégia. O fulfillment requer investimento em funcionários, equipamentos, tecnologia, entre outros pontos, além de precisar da otimização constante dos processos.
Outro ponto é que os benefícios da terceirização logística não é restrita a parte financeira, outro lado positivo é o aumento da qualidade do serviço oferecido pelo seu e-commerce.
Quais as vantagens do fulfillment para e-commerce?
As principais vantagens do conceito fulfillment na logística de e-commerces são:
- Redução de custos;
- Rapidez nos processos;
- Menor tempo de entrega;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Satisfação de clientes.
Por que o sistema fulfillment ajuda a diminuir o número de clientes insatisfeitos?
Como a dinâmica de serviços fulfillment oferece soluções para as demandas das vendas online, o processo logístico ocorre com menos erros, há suporte de atendimento, as entregas são rápidas e os fretes são mais baratos. Assim, o cliente fica satisfeito e a chance de ter experiência positiva é maior.
Como o sistema fullfilment contribui para diminuir os erros logísticos, como avarias e extravios?
Há um time de especialistas para cuidar de todo o processo com a atenção e o zelo, então é possível garantir a integridade dos produtos. Além disso, como a empresa é especializada no processo logístico, possui embalagens adequadas para preservar as mercadorias durante o transporte.
Em relação aos extravios, muitas vezes são causados por falhas de identificação e separação durante os procedimentos de picking e packing dos produtos para a expedição. No caso da Grin Store, por exemplo, é possível acompanhar todas as etapas logísticas que o produto passa. Inclusive, nas entregas há o apoio de fotos geolocalizadas e protocolos de confirmação digital.