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A disputa para ganhar a atenção do consumidor está acirrada com o avanço da era digital. Cada vez mais as marcas buscam inovações para garantir que a sua presença esteja sempre na mente do cliente. Com o aumento considerável das compras através da Internet, a concorrência tende a crescer exponencialmente.

Dentro deste cenário, novas estratégias têm sido adotadas por e-commerces e varejistas na tentativa de criar diferenciais que ajudem a convencer os seus clientes. Parte destas iniciativas surgem no planejamento logístico para as entregas dos produtos.

O conceito do “Same Day Delivery” nasceu como uma vantagem competitiva ao viabilizar a solução para uma das principais dores dos compradores on-line: ter que aguardar o tempo de entrega.

Conheça mais sobre o Same Day Delivery neste artigo e entenda como ele pode se tornar o diferencial que você precisa para o seu negócio.

Navegue e aprenda mais sobre o Same Day Delivery:

O que é o Same Day Delivery?

A expressão é nativa do inglês e, em tradução direta, significa “entrega no mesmo dia”. Também chamado por entrega expressa, o Same Day Delivery foi criado como um conceito para propiciar um diferencial por permitir ao cliente ter o seu produto em mãos horas depois de finalizar a aquisição.

A empresa responsável pela popularização deste método foi a Amazon. Em outubro de 2009, a varejista realizou as primeiras entregas em 24 horas. O resultado foi bem-sucedido com o aumento de pedidos em até dez vezes dentro do modelo same day. O mercado norte-americano passou a experimentar a padronização do serviço desde então.

No Brasil, o same day delivery começou a ser consolidado através das grandes marcas. A própria Amazon movimentou o setor com a chegada das suas operações em solo nacional, o que instigou os concorrentes na busca para viabilizar o melhor método.

Mas engana-se quem acredita que o modelo de entrega expressa está disponível apenas para os gigantes do segmento. Diversas startups e transportadoras particulares têm ampliado as suas operações para oferecer esta opção aos e-commerces, como no caso da Grin Store com as Dark Stores, por exemplo.

Agora que a ideia por trás do same day delivery está mais perceptível, é necessário explorar as principais vantagens ocasionadas pela sua aplicação. Elas podem ser observadas no ponto de vista do consumidor e da empresa.

Entregador finalizando um pedido no modelo same day delivery

Quais são os benefícios do Same Day Delivery?

Embora o privilégio mais perceptível esteja ligado à possibilidade de o consumidor ter a posse da sua mercadoria no mesmo dia da compra, outros benefícios estão associados à entrega expressa e necessitam ser destacados.

Vantagens na entrega expressa para o consumidor

Como a oferta de entregas em até um dia costuma ser disponibilizada por startups, transportadoras terceirizadas ou mesmo e-commerces com a logística adaptada, o consumidor ganha alternativas em comparação ao modelo tradicional de remessa através dos Correios. A variedade de opções pode ser um fator decisivo frente às diversas reclamações de problemas nas entregas por parte da empresa pública.

Leia mais: Terceirização logística: o que é e quais são os seus benefícios para as empresas?

O fato dos e-commerces estarem disponíveis sem a limitação do horário comercial, permite que o consumidor tire proveito para realizar a compra no seu tempo, sem ter a preocupação com um tempo limite.

Ainda que o método do same day delivery esteja disponível para pedidos finalizados até um horário específico, o tempo do consumidor é otimizado em comparação a lojas físicas, o que permite potencializar as vendas on-line.

Vantagens na entrega expressa para as empresas

A capacidade de fornecer o produto em até 24 horas é um fator crucial para estabelecer o posicionamento da marca junto ao cliente. Esse diferencial pode justificar até a cobrança de valores acima da média por oferecer condições vantajosas.

A pesquisa sobre hábitos do consumidor realizada pela PWC em 2020, nomeada como Customer Insights, retratou que cerca de 41% dos clientes estavam dispostos a pagar uma taxa adicional para que a entrega de suas compras ocorressem no mesmo dia. Outros 24% aceitavam desembolsar um valor maior para garantir a remessa no prazo entre 1 e 2 horas após a compra.

Por fim, a satisfação do cliente é o principal ponto para garantir sua fidelização e, consequentemente, o retorno para efetuar novas compras. Possibilitar a entrega no mesmo dia tem o potencial para destacar a sua marca.

O total acesso às informações disponíveis para o consumidor na era digital faz com que a busca por avaliações positivas dos vendedores seja constante. Contar com um diferencial comprovado nas operações pode ser o ponto fundamental para captar novas oportunidades.

Além disso, no caso de alguns segmentos, como o alimentício, há menor chances de ter problemas de qualidade e expiração de prazo dos alimentos.

Mas para as empresas desfrutarem dos benefícios da entrega expressa, é necessário garantir que ela seja efetuada com qualidade. O próximo tópico irá abordar os principais pontos ao considerar a implementação do same day delivery.

Como o Same Day Delivery é planejado?

A melhor abordagem no entendimento sobre o same day delivery é pensar no conceito como uma estratégia. Implementar as entregas expressas não deve ocorrer apenas por uma simples decisão. É necessário entender como a estrutura será aplicada e a abrangência dela.

As adequações das empresas variam de acordo com os ambientes em que atuam. Os requisitos para contar com esta estratégia podem ser distintos em cada caso.

Confira algumas sugestões costumam gerar bons resultados para a execução correta do serviço.

Fulfillment

O fulfillment é uma solução que promove a integração das etapas, então, é um sistema interessante para o Same Day Delivery por acelerar os processos logísticos e resultar em diversos benefícios. Inclusive, é utilizado em Dark Stores por ajudar na melhora da gestão de estoque e a otimizar a fase da expedição

Leia mais: Gerenciamento de estoque: como reduzir o custo com uma Dark Store

Roteirização de entregas

Um dos focos da roteirização de entregas é a identificação e planejamento do melhor percurso para o transporte do produto até o cliente final. Com a otimização desta etapa de entrega, há maior garantia do cumprimento de prazos, segurança dos produtos, rapidez na entrega e os gastos financeiros e de tempo ainda são menores. 

Oferta dos produtos

Dificilmente as empresas conseguem eleger todos os produtos do portfólio para a entrega expressa. Os custos envolvidos, estejam eles no transporte de determinado item ou no ticket médio, costumam tornar inviável essa prática.

O padrão é realizar a pesquisa dos dados de produtos com maior valor, melhor retorno ou com potencial para serem ofertados no modelo do same day delivery. Desta forma, é possível garantir um diferencial para incrementar as vendas da mercadoria em questão.

Publicidade para as condições

É importante sempre destacar os produtos que fazem parte da campanha, seja no site ou através dos anúncios. Elaborar estratégias para aumentar a visualização em torno destes itens ajuda no processo decisório dos clientes, por muitas vezes, elimina etapas e aumenta o potencial do argumento para entrega no mesmo dia.

Benchmarking

Analisar os principais concorrentes é uma atividade constante para qualquer segmento. Durante a elaboração de uma nova estratégia, torna-se essencial conhecer como os outros participantes do mercado estão posicionados em relação a ela. Alguns podem utilizá-la no seu modelo de negócios e trazer detalhes valiosos sobre a operação.

Parceiro logístico

Por fim, a etapa de maior atenção é quanto ao responsável pela logística da entrega. Ter confiança em um serviço terceirizado de qualidade durante o transporte das mercadorias é imprescindível para que todo o processo tenha valor.

Durante esta fase que se discutem os detalhes cruciais, como o horário de encerramento do faturamento, o intervalo necessário para a separação, os procedimentos logísticos e o tempo para a entrega precisam ser avaliados com cuidado. Afinal, a satisfação do cliente só estará completa quando o item estiver entregue com segurança e dentro dos prazos estabelecidos.

A estratégia de Same Day Delivery costuma ser combinada com a utilização das Dark Stores: centros de armazenamento com tamanho reduzido, mas localizados estrategicamente para fornecer o apoio logístico necessário nos centros urbanos. Sendo assim, é uma estrutura com características diferentes dos centros de distribuição tradicionais

Leia mais: Os diferenciais de uma Dark Store comparado ao depósito de mercadorias

As Dark Stores podem oferecer diversas vantagens além da entrega ágil, entra elas, frete mais barato e menores custos com transporte e armazenamento.

Através deste texto, você pode aprender o conceito do Same Day Delivery e entender os principais impactos dele sobre as marcas.

A entrega expressa pode ser um fator diferenciador quando aplicada corretamente. Além disso, seu uso não está limitado aos grandes varejistas nos dias atuais. A diversificação dos modelos de transporte favorece o acesso dos empreendedores que desejam oferecer a melhor qualidade aos seus clientes.

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Dúvidas Frequentes sobre o Same Day Delivery

O que é o Same Day Delivery?

Same Day Delivery refere-se ao conceito da entrega de produtos no mesmo dia da compra. Foi popularizado pela Amazon e tornou-se um forte diferencial competitivo entre os e-commerces. Também pode ser nomeado por entrega expressa.

Quais são os benefícios do Same Day Delivery?

As vantagens em contar com este modelo de entregas são diversas. Para o consumidor, permite o acesso aos produtos sem ter que esperar dias ou programar uma data específica de disponibilidade na agenda para o recebimento. Para as empresas, surge como agregador de valor à marca e garantia de satisfação dos clientes.

Como as empresas cumprem o prazo da entrega expressa?

Para cumprir os curtos prazos das entregas Same Day Delivery, muitos e-commerces terceirizam o serviço logístico a empresas de entrega ou a Dark Stores.

No caso das Dark Stores, os quais são mini centros de distribuição localizados nos principais centros urbanos, é utilizado o sistema fulfillment para promover a integração e otimização das etapas logísticas. Além disso, pela estrutura estar localizada próximo ao cliente final, o tempo nas rotas de entrega são menores.

Como oferecer a modalidade Same Day Delivery no e-commerce?

O modelo de entrega expressa não está disponível apenas para os gigantes do segmento, já que o número de startups e transportadoras particulares que oferecem esse serviço por preços acessíveis. O serviço de Dark Store da Grin Store é um exemplo.

Posso usar a entrega expressa como diferencial?

Claro! A entrega no mesmo dia ajuda a marca a se destacar. Inclusive, pode justificar até a cobrança de valores acima da média por oferecer condições vantajosas.

Como o Same Day Delivery ajuda no e-commerce e na relação com o cliente?

A entrega expressa ajuda o empreendimento, pois ao oferecer prazos rápidos de entrega, promove a experiência positiva do cliente e aumenta o número de vendas, diminuindo a desistência de compras e o abandono de carrinhos.

Vale a pena investir em Same Day Delivery?

Com certeza. Cada vez mais a demanda do público por rapidez no recebimento de um produto é um fator relevante para se destacar no mercado. Afinal, os consumidores estão inclusive se mostrando dispostos a pagar fretes mais caros para receber os produtos mais rapidamente.

Same Day Delivery e entrega expressa são a mesma coisa?

O Same Day Delivery é uma modalidade de entrega expressa. Este caso consiste em entregar um produto comprado on-line ao cliente horas após a finalização da aquisição. Outra modalidade é a opção Next Day Delivery, que é a entrega no dia seguinte a compra.

Quais segmentos podem oferecer entrega expressa?

Qualquer segmento pode oferecer a entrega Same Day Delivery, desde que a estrutura escolhida para a logística tenha essa capacidade. Entretanto, alguns segmentos ficam em desvantagem em relação à concorrência quando não oferecerem essa alternativa, como os setores alimentícios e farmacêutico.

A entrega Same Day Delivery oferece rastreamento?

Apesar de ser um fator variável, o ideal é que qualquer modalidade de entrega ofereça rastreamento, inclusive a Same Day Delivery. Esse diferencial de conseguir monitorar a entrega em tempo real é uma vantagem para a empresa e para o consumidor, pois este consegue se programar para receber a entrega e, com isso, as chances de êxito da entrega aumentam.