Skip to main content

Diante de um mercado competitivo, onde não basta oferecer um produto de qualidade, mas sim uma experiência inovadora para o consumidor, as empresas estão buscando novas soluções logísticas que agreguem valor ao seu negócio.

Neste cenário surge o Ship From Store, uma estratégia e metodologia de trabalho que atua para unificar todos os canais de venda, on-line e físico, se baseando no conceito do omnichannel.

Esta solução ainda é nova, porém ela promete alavancar o crescimento do varejo, potencializando suas vendas e trazendo melhores resultados.

Se você ainda não conhece essa tendência logística, vamos te explicar como ela funciona na prática, quais são suas principais vantagens e quais são os pontos importantes para poder implementá-la no seu e-commerce.

Navegue e saiba tudo sobre o que é Ship From Store

O que é Ship From Store?

A estratégia de logística Ship From Store (SFS) se baseia em um método de atendimento simples, os pedidos on-line são enviados direto da própria loja física, sem a utilização de um centro de distribuição (CD), por exemplo.

O SFS está relacionado com o conceito do omnichannel, onde diferentes canais de comunicação oferecem a mesma experiência para o consumidor. Além disso, esse modo de trabalho busca trazer entregas mais rápidas e com um valor de frete menor.

O principal objetivo do Ship From Store é levar o planejamento logístico dos e-commerces e varejos para outro nível, transformando o estoque das lojas em verdadeiros pólos de distribuição dos produtos.

comprando on-line - ship from store

Como o Ship From Store funciona?

O processo de SFS depende de uma integração dos estoques para todos os canais de venda, o que torna sua implementação complexa, exigindo um planejamento, estrutura física posicionada estrategicamente e treinamento dos funcionários.

Ele funciona da seguinte forma: o cliente faz o pedido pela internet e seleciona a loja física mais próxima a sua casa, a partir daí, o pedido é separado, embalado e enviado do estoque.

Porém, se o pedido é realizado em São Paulo, é necessário que todos os pontos da cidade tenham a capacidade de realizar estas etapas. Caso falte algum material, outro estoque próximo poderá fazer a reposição.

Com o Ship From Store, é possível espalhar diversos pontos de distribuição descentralizando as operações logísticas.

Veja no blog: Dark Store: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Por que utilizar o SFS na minha loja?

O Ship From Store surgiu em um cenário de evolução do perfil do consumidor, onde eles estão cada vez mais exigentes sobre a experiência de compra nas lojas. A partir desse ponto, se tornou extremamente necessário pensar em como agregar valor à sua marca, oferecendo, além de produtos de qualidade, um atendimento diferenciado para se destacar no mercado.

Além disso, com a pandemia de coronavírus, muitas lojas precisaram ficar fechadas e, consequentemente, houve um aumento nas vendas on-line. Esse fato mostrou como é importante investir em novas tendências logísticas, como o SFS, que tem a capacidade de tornar esses estabelecimentos fechados em pequenos centros de distribuição.

Porém, existem alguns outros benefícios trazidos por essa estratégia, confira a seguir:

Velocidade nas entregas

No Ship From Store, as lojas atuam como centros de distribuição descentralizados, ou seja, o cliente escolhe o ponto mais próximo da sua casa que tenha disponibilidade do produto.

Com isso, menos tempo é necessário para realizar os processos logísticos, já que a mercadoria já está disponível, e a entrega é feita com mais agilidade, por estar próxima do destino.

Melhor experiência para o cliente

Como falamos mais acima, um dos principais fatores que impulsionou o SFS é a mudança do perfil dos consumidores. Uma das vantagens dessa estratégia logística, é o foco na experiência do cliente, oferecendo uma maior comodidade e um bom custo-benefício.

Por exemplo, dificilmente os compradores irão sofrer com o problema de indisponibilidade dos produtos, já que, mesmo que a mercadoria não esteja disponível no centro de distribuição ou na loja mais próxima, ela certamente poderá ser enviada de um dos outros pontos físicos espalhados estrategicamente.

Além disso, o gasto com o frete pode ser evitado, já que, na estratégia de Ship From Store, é possível retirar os pedidos presencialmente

Melhora no desempenho das vendas

Com o método de SFS, é possível evitar o problema de vendas perdidas por falta dos produtos na loja, já que é possível verificar a disponibilidade em todos os outros pontos físicos próximos, graças à integração dos sistemas.

Ele também permite uma economia com os gastos referentes às operações, criando uma demanda para produtos de baixa rotatividade. Estes pontos convergem em melhores resultados para a empresa, potencializando as vendas.

Como implementar o Ship From Store?

Implementar o SFS no seu negócio não é uma tarefa fácil, será preciso investir em softwares de gestão para integrar todos os sistemas e  criar um planejamento de trabalho. Além disso, você precisará pensar nos seguintes pontos:

Estrutura física: avaliar se todas as lojas possuem o espaço e estrutura necessário para realizar as etapas de preparo e envio do produto, além de definir as melhores localizações para esses pontos físicos;

Separação e entrega das mercadorias: defina o método de picking ideal para o seu e-commerce, a separação dos produtos precisa ser rápida e sem erros, além disso, trabalhe em estratégias para a entrega dos pedidos para que o processo seja realizado com velocidade;

Preparação dos funcionários: o método do Ship From Store exige um treinamento apurado dos profissionais, já que eles serão responsáveis por separar e expedir os produtos;

Logística reversa: é preciso estar pronto caso o cliente queira devolver o produto, seja por algum erro na entrega ou insatisfação com a mercadoria, por isso, desenvolva estruturas onde seja possível realizar a devolução com facilidade;

Não podemos deixar de falar dos três pilares do Ship From Store, operações da loja, roteamento de pedidos e métricas, estes pontos norteiam todo o funcionamento da estratégia logística.

Quando falamos em operações da loja, nos referimos aos recursos necessários para a realização das etapas logísticas de seleção, embalagem e entrega dos pedidos. Os fluxos do e-commerce precisam focar em atender as necessidades de quem compra pela internet, por isso o treinamento dos funcionários é tão importante.

O pilar de roteamento está ligado, diretamente, à tecnologia, já que ele depende do uso de sistemas de gerenciamento de distribuição para unificar os pedidos dos diversos canais, on-line e presencial.

Por fim, é muito importante realizar testes e definir as métricas mais importantes para o funcionamento do SFS, como o tempo de realização das entregas, prazo de atendimento e tempo de expedição dos produtos.

Veja no blog: Conheça a importância do hub logístico

Quer saber mais sobre logística e Ship From Store? A Grin Store pode te ajudar!

Como falamos no post, o Ship From Store é uma estratégia logística que visa transformar as lojas em verdadeiros centros de distribuição.

Ficou com alguma dúvida relacionada ao tema?

Entre em contato com a Grin Store!

Somos uma empresa especializada em tecnologia e logística com mais de 20 anos de experiência no mercado, podemos te ajudar a alcançar resultados mais expressivos.

Gostou do artigo? Compartilhe esse conteúdo com quem possa se interessar!

Dúvidas frequentes sobre Ship From Store

O que é Ship From Store?

Ship From Store é uma estratégia logística cujo objetivo é realizar toda a etapa de preparação e envio dos pedidos direto das lojas físicas, transformando esses espaços em centros de distribuição.

Como o Ship From Store funciona?

No Ship From Store, o cliente faz o pedido pela internet e escolhe o local mais próximo que tenha a disponibilidade do produto desejado, a partir daí, a mercadoria é separada, embalada e enviada ao destinatário. Caso o item não esteja mais disponível, a loja escolhida repassa o pedido para outro ponto físico que o tenha no estoque.

Quais são os benefícios do Ship From Store?

O Ship From Store traz mais velocidade para as entregas, uma melhor experiência para o cliente, oferecendo uma maior comodidade e um bom custo benefício, além de melhorar o desempenho das vendas.