Pensar na experiência do consumidor é o ponto-chave para o crescimento do e-commerce, esse é o fator que pode te colocar na frente dos seus concorrentes.
Os pick up points fazem parte de uma solução logística capaz de trazer flexibilidade e eficiência para a retirada dos produtos, além de gerar uma maior liberdade para os compradores.
Aprenda sobre como eles funcionam e quais são seus principais benefícios!
Navegue e saiba tudo sobre os pick up points
O que são os pick up points?
Os pick up points, também chamados pontos de coleta ou pontos de captação, são um método de entregas que consiste na retirada do produto em uma loja física.
Por exemplo, uma pessoa compra um celular em um e-commerce, porém, ao invés de ficar esperando ele chegar na sua casa, ela precisa ir até um ponto de venda físico da empresa para retirar a mercadoria.
Na verdade, esses locais de retirada não precisam ser necessariamente lojas. Os pedidos podem ser retirados em qualquer ponto presencial, como agências de correio e os smart lockers, armários posicionados em lugares estratégicos, onde os produtos são depositados temporariamente.
Existem duas maneiras de realizar esse processo, a empresa pode definir um ponto fixo para as entregas ou dar opções ao cliente, dando a oportunidade dele escolher um lugar mais próximo a sua casa ou trabalho.
Essa é uma solução que visa diminuir os gastos das empresas com transporte, fazendo com que o consumidor se desloque para retirar o item comprado.
Por que os pick up points estão se tornando uma tendência logística?
A resposta dessa pergunta está diretamente ligada ao crescimento do comércio Business to Consumer (B2C), onde o foco das empresas passa a ser no consumidor final.
Por conta disso, os e-commerces estão cada vez mais preocupados com a experiência do seu cliente, assim procurando meios mais flexíveis, rápidos e convenientes de fazer a entrega dos seus produtos.
O método de pick up points permite que o consumidor possa receber seus produtos de uma forma confortável, indo diretamente ao ponto de coleta. Além disso, algumas lojas ainda oferecem a opção de escolha deste local, simplificando ainda mais o processo para o destinatário.
Porém, esse não é o único motivo que está alavancando essa dinâmica logística. Muitas pessoas desistem de realizar uma compra na internet ao ver o valor do frete, esse é um fator que influencia diretamente na decisão dos consumidores.
Ninguém gosta de, além de ter que pagar pelo produto, ser obrigado a gastar mais para poder receber suas compras em casa.
Com a utilização dos pontos de captação, os valores caem drasticamente, tornando-se uma vantagem para ambos os lados.
Ao mesmo tempo, os custos da empresa com o transporte também diminuem, já que a empresa leva as mercadorias para um único ponto, não precisando fazer uma rota de entrega para levar os pedidos para a casa de cada cliente.
Por fim, não podemos deixar de comentar sobre o fator sustentabilidade, pois é importante prever como os processos do seu e-commerce afetam o meio ambiente.
Todos os anos, os veículos das transportadoras emitem quantidades abundantes de CO2 na atmosfera, fato que contribui para o agravamento de problemas como o aquecimento global.
A utilização dos pick up points diminui, consideravelmente, a emissão desses poluentes, além de contribuir para a redução de trânsito e poluição sonora nas cidades.
Vantagens dos pick up points
No tópico acima, nós já exploramos alguns dos principais benefícios que fazem com que os pick up points se tornem uma das grandes tendências no mundo da logística.
Porém, esses não são os únicos motivos que tornam essa estratégia tão atraente para as lojas varejistas, e-commerces e empresas de outros segmentos.
Pensando nisso, nós separamos mais algumas vantagens trazidas pelos pontos de coleta, confira a seguir:
Economia de tempo e energia
Um dos principais problemas na logística dos e-commerces acontece quando o entregador não encontra o consumidor em casa para receber o produto. Quando isso ocorre, o pedido precisa ser levado de volta para o centro de distribuição, onde será novamente armazenado, correndo o risco de sofrer danos e gerar mais gastos.
Como a retirada da mercadoria é controlada pelo próprio destinatário nos pick up points, esse risco passa a ser mínimo.
Segurança maior nas entregas
Quando acontecem erros nas entregas, as transportadoras solicitam multas aos vendedores, prejudicando o orçamento da empresa. Além disso, o próprio transporte pode apresentar problemas no processo, deixando o cliente sem o produto e sem uma resposta para o acontecimento.
Os pontos de coleta conseguem facilitar o fluxo de devolução de produtos, o próprio cliente pode levar de volta a mercadoria que veio errada. Sem falar que, o consumidor passa a ter 100% de certeza que vai retirar a sua compra no período estipulado, sem intercorrências no meio do caminho.
Logística reversa
Você já ouviu falar em logística reversa? De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas têm a responsabilidade de cuidar de seus produtos mesmo depois que eles são vendidos.
A partir desse ponto surge a logística reversa, que são procedimentos para recolher e encaminhar as mercadorias, após a venda e o consumo.
Os pontos de coleta podem ser centralizados para realizar as trocas de produtos com defeito ou quando acontecem arrependimentos com a compra, como roupas no tamanho errado.
Flexibilidade para o consumidor
Uma das principais preocupações dos lojistas e donos de e-commerce é gerar uma boa experiência para os consumidores, estimulando futuras compras.
Durante a semana, as pessoas trabalham e possuem muitas atividades para realizar ao longo do dia, sobrando pouco tempo para ir longe de casa retirar uma compra.
Por isso, muitas empresas já oferecem diversas opções de pontos de coleta para seus compradores, trazendo uma flexibilidade maior na sua logística de entregas.
Ganho de eficiência
Os pick up points podem ser espalhados, estrategicamente, cobrindo uma grande área das cidades. Com isso, mais pessoas vão se sentir confortáveis em comprar produtos na sua empresa, já que vão encontrar pontos mais próximos.
Além disso, como as transportadoras vão centralizar as entregas nos pontos de coleta, elas podem percorrer caminhos menores, realizando o processo com mais velocidade e economizando gastos com combustível e manutenção dos veículos.
Qual os próximos passos dos pontos de coleta?
Como explicado nos outros tópicos, essa é uma grande tendência dos processos de entrega dentro do e-commerce, porém ainda não é uma estratégia 100% consolidada no Brasil.
Muitas empresas ainda utilizam métodos convencionais e acabam sofrendo com problemas, como gastos altos com armazenagem, dificuldades com o transporte e lentidão dos seus fluxos logísticos.
Porém, com a evolução do B2C e com o aumento da preocupação com a experiência dos usuários, é irrefutável que os pick in points podem se tornar muito utilizados nacionalmente.
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Como dito acima, os pick up points, além de garantirem uma maior eficiência para suas entregas, também são uma solução flexível, sustentável e segura.
Somos uma empresa especializada em tecnologia e logística com mais de 20 anos de experiência no mercado, podemos te ajudar a alcançar resultados mais expressivos.
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Dúvidas frequentes sobre os pick up points
O que são os pick up points?
Cross docking é uma categoria de operação logística que tem o objetivo de acelerar o processo de entrega das mercadorias. Também chamada de distribuição de fluxo, essa dinâmica acontece da seguinte forma: assim que o consumidor faz a sua compra, o fornecedor é acionado e os produtos são enviados automaticamente.
Por que os pick up points são uma tendência logística?
Os e-commerces estão cada vez mais preocupados com a experiência do seu cliente, assim procurando meios mais flexíveis, rápidos e convenientes de fazer a entrega dos seus produtos. A partir disso, o método de pick up points permite que o consumidor possa receber seus produtos de uma forma confortável, indo diretamente ao ponto de coleta.
Como os pontos de coleta podem ajudar na logística reversa?
Os pontos de coleta podem ser centralizados para realizar as trocas de produtos com defeito ou quando acontecem arrependimentos com a compra, como roupas no tamanho errado.