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O cenário dos e-commerces brasileiros segue em franco crescimento. Segundo as informações apresentadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor faturou R$ 150 bilhões em 2021. A previsão da ABComm é que durante o ano de 2022, o segmento alcance um faturamento aproximado de R$ 170 bilhões e ultrapasse a barreira dos R$ 200 bilhões até 2024.

Muitas empresas desejam aproveitar as vantagens do comércio eletrônico, como a integração com os canais digitais, a não restrição por limites geográficos ou a possibilidade do funcionamento 24 horas. Porém, em meio a questões de planejamento para ajustes logísticos e financeiros, faltam informações sobre como dar os primeiros passos.

Para auxiliar o gestor a entender mais sobre o universo dos e-commerces, preparamos um conteúdo informativo que aborda boas práticas na hora de escolher a melhor plataforma para receber os seus produtos.

Navegue e aprenda mais sobre as melhores plataformas de e-commerce do mercado:

O que é uma plataforma para e-commerce?

O e-commerce é um modelo de negócios em que os processos de compra e venda acontecem no ambiente on-line. Logo, toda a transação comercial é realizada por meio da Internet.

Embora existam diferentes formas de estruturar o comércio eletrônico, a mais comum envolve a contratação de um serviço com as principais funcionalidades para gerenciar uma loja virtual. Esse é o objetivo das plataformas de e-commerce.

Os softwares oferecidos podem ter modelos distintos, bem como costumam entregar diferentes recursos que variam conforme os níveis de contratação dos planos. Mas antes de nos aprofundarmos sobre as origens de cada um, vamos falar das vantagens desse tipo de sistema.

As vantagens de ter uma plataforma para o seu e-commerce

Entre os benefícios adquiridos com a contratação de uma plataforma para o seu e-commerce, podemos citar 3 características principais.

Segurança e profissionalismo para transações on-line

Uma das maiores preocupações dos consumidores ao adquirir produtos ou serviços na internet é com relação a segurança e a legitimidade da operação. Nesse ponto, as melhores plataformas de e-commerce trazem sistemas de proteção e criptografia para dificultar roubos ou fraudes, bem como protocolos de acordo com o determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Muitas contam também com formas de pagamento variáveis, o que permite ao cliente escolher a opção mais confortável para as suas necessidades. Consequentemente, a confiança deste aumenta com o profissionalismo e qualidade encontrados nos processos de compra da loja.

Otimização das operações de vendas

Uma das características básicas de uma plataforma de e-commerce é dar suporte para a vendas dos produtos. Com funcionalidades como o cadastro de dados dos itens na plataforma, a empresa consegue registrar as informações pertinentes para melhorar a experiência durante a gestão.

Os dados do pedido rapidamente são repassados para as etapas posteriores de mobilização do estoque e da expedição. É possível ainda realizar análises sobre os relatórios de performance dessas operações para identificar o perfil do cliente e as oportunidades de melhorias.

Satisfação na experiência do cliente

As plataformas de e-commerce contribuem também para a experiência do consumidor. As compras podem ser realizadas basicamente de qualquer local e sem a limitação a horários específicos do dia.

Outro fator importante são as integrações digitais. A maioria das plataformas oferecem possibilidades para adaptações com outras aplicações ou canais de vendas. É comum que essa integração ocorra para grandes marketplaces (como Amazon, Americanas, etc), aplicativos de API pública e com as ferramentas do Google.

Outro exemplo é a conexão da empresa com os sistemas de parceiros logísticos contratados para alcançar a maior excelência durante a entrega, como ocorre com os serviços da Grin Store.

O fluxo rápido das informações entre a compra, a movimentação do estoque e o envio contribuem para a experiência satisfatória do consumidor. Afinal, a velocidade nas etapas de picking e packing, a capacidade em disponibilizar entregas rápidas por meio de dark stores e a retirada em locais estratégicos como os smart lockers, são grandes fatores de influência para ter um cliente contente com os seus serviços.

Quer conhecer mais sobre esses termos logísticos? Acesse nossos outros conteúdos:

Com o conhecimento das principais vantagens de uma plataforma de e-commerce, é importante entender mais sobre os modelos do mercado antes de seguir para conhecer cada produto especificamente. Assim, será possível compreender alguns diferenciais entre as opções disponíveis.

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As diferenças entre SaaS, Open Source e On-Premise

Existem três modelos de plataformas de e-commerce na atualidade. Os fatores de decisão para a escolha entre elas costumam variar quanto ao grau de personalização e o custo do serviço.

SaaS (Software as a Service)

A tradução do termo para português é “software como serviço” e essa modalidade traz a oferta de uma plataforma com pacotes pré-definidos de funcionalidades. A contratação é por meio de assinatura mensal. Em alguns modelos também é possível optar por períodos de pagamentos diferentes, como trimestral ou anual.

É comum que existam níveis diferentes de pacotes com preços variados e, consequentemente, mais recursos conforme o valor aumenta. Essas funções ficam disponíveis para todos os contratantes, o que pode ser uma característica negativa se a empresa procura por diferenciação ou alta personalização.

Em contrapartida, os preços das assinaturas atendem os mais diversos portes de empresas. Pela não necessidade em lidar com questões de hospedagem, manutenção, segurança e atualizações, o SaaS é um modelo mais acessível e prático. Basicamente, a sua empresa terá acesso aos recursos enquanto mantiver a assinatura em vigor.

As ofertas do modelo SaaS têm acompanhado uma tendência em diversificar as suas possibilidades de personalização para atenuar a principal desvantagem em relação às plataformas Open Source e On-Premise.

Open Source

Os softwares de código aberto são plataformas desenvolvidas por programadores e disponibilizadas por um preço específico. Ao adquirir esse modelo, a empresa pode realizar o download e utilizá-la livremente.

As plataformas open source permitem altos graus de customização, desde que o responsável por implementar as mudanças tenha o conhecimento técnico necessário. Muito por conta disso, é comum que as empresas precisem estruturar equipes para a programação ou contratem desenvolvedores independentes.

Embora o custo para a personalização, a manutenção e a implementação da plataforma seja elevado, o grande potencial de personalização é um forte atrativo para empresas com necessidades bem específicas.

On-Premise

Para contar com uma plataforma no modelo on-premise é necessário adquirir a licença de uso do software. O comprador terá acesso às atualizações e melhorias sempre que disponibilizadas pelos desenvolvedores. Esse processo costuma acontecer anualmente.

Porém, a empresa vai precisar arcar com toda a parte técnica para implantação e manutenção da loja virtual. Da mesma forma que ocorre com a modalidade open source, os gastos com profissionais qualificados e infraestrutura podem encarecer bastante o investimento.

Mas além de entender o equilíbrio entre custo e customização, o que mais é preciso considerar para a contratação de uma plataforma de e-commerce?

O que avaliar ao escolher a melhor plataforma de e-commerce?

O ponto de partida para qualquer implementação é entender o cenário mercadológico no qual o negócio está inserido. Conhecer os destaques e as fraquezas, além da capacidade de investimento da empresa permitem delimitar o investimento necessário e quais serviços podem atender suas necessidades. Porém, outras considerações devem ser feitas para consolidar as bases de decisão.

Análise da concorrência

Observar o seu concorrente é sempre importante. Mesmo para tomar decisões internas, ter o conhecimento do que as outras empresas estão colocando em prática pode te ajudar a entender as boas e as más opções ou identificar dificuldades antes de efetivar a contratação de um serviço.

Normalmente, no rodapé dos sites será possível identificar a plataforma de e-commerce que está sendo utilizada. A partir dessa identificação, é preciso verificar os recursos e planos disponíveis para compreender o alcance das customizações e integrações. Faça um paralelo de como esses recursos podem ser aplicados ao seu cenário da sua empresa.

Opções de funcionalidades das plataformas

Um dos aspectos principais para levar em consideração é o conjunto das funções que as plataformas do comércio eletrônico vão disponibilizar de acordo com o plano contratado. Então, esteja atento às diferenças de valores e de recursos disponíveis.

Nem sempre ter o pacote mais caro é a melhor opção. Isso porque existe a possibilidade de as necessidades da sua empresa serem supridas com as modalidades mais básicas.

Algumas características das plataformas, como a cobrança por pageviews (visualizações de páginas), a velocidade de performance, usabilidade e acessibilidade para o usuário, bem como permitir adequações levando em consideração o SEO (em português, otimização para motores de buscas) devem ser pontos de atenção.

Dessa forma, é possível encontrar o equilíbrio entre o que o seu negócio precisa e o que está a sua disposição para ser investido.

Confiança da marca e hospedagem

Outros dois pontos de interesse para a avaliação são as opiniões sobre a marca da plataforma e a estabilidade da sua hospedagem.

O primeiro ajuda a entender a reputação no mercado e, consequentemente, transmite confiança em um serviço de qualidade e suporte adequado para momentos de necessidade, como a ajuda com as configurações do software e as verificações de eventuais erros na plataforma.

O segundo ponto deve ser observado para evitar prejuízos por quedas repentinas que impedem o consumidor de realizar a principal atividade: comprar os produtos. Além disso, um site que caia com frequência é um forte detrator para a sua empresa, pois afeta diretamente a experiência do cliente.

Considere ainda a velocidade de carregamento da hospedagem. Por ser um fator relevante para o Google, o posicionamento da sua loja nos resultados de busca pode ser penalizado. Como consequência, o buscador pode afastar o seu site dos resultados iniciais. Quanto mais distante dos primeiros lugares, piores será a performance do seu tráfego orgânico, ou seja, daquele adquirido sem custo com anúncios.

Com essas questões bem destacadas, conheça algumas das melhores plataformas de e-commerce disponíveis no mercado e avalie a que melhor te atende.

Conheça 4 das melhores plataformas de e-commerce na atualidade

Magento

O Magento é uma plataforma modular de e-commerce Open Source com elementos PhP e MySQL. É considerado o sistema mais utilizado para comércio eletrônico no mundo. Ele conta com planos a partir de R$ 89,90 (o mais básico). Entre as suas funcionalidades, é possível encontrar:

  • a estrutura de loja virtual completa
  • SSL grátis
  • cadastro de 50 produtos (no plano básico)
  • conta de e-mail
  • diversidade de integrações (como Google Analytics, RD Station, ERPs e outros)
  • temas gratuitos para as lojas

Tray

A Tray foi fundada em 2005 e pertence à empresa de hospedagem Locaweb. Com planos que variam entre R$ 69,00 e R$ 749,00 mensais, a plataforma informa que conta com uma grande diversidade de integrações para diferentes marketplaces. Alguns dos recursos da Tray envolvem:

  • integrações com os marketplaces (Amazon, Americanas, Dafiti, entre outros)
  • checkout com intermediadores confiáveis (Cielo, Rede, etc)
  • aplicativo para gestão da loja
  • plano básico para até 100 cadastros de produtos e o plano mais avançado com 2500
  • até 10.000 visitas por mês no plano Simples
  • emissor de NFs

Shopify

Fundada em 2004, a Shopify se posiciona como uma plataforma que permite a configuração fácil da loja virtual. Seus planos variam entre R$ 14,00, R$ 39,00 e R$ 299,00 mensais. Existe ainda a possibilidade de criar e testar gratuitamente o modelo por 3 dias antes de escolher um pacote. Sobre as suas funcionalidades, podemos destacar:

  • loja virtual com blog e site de e-commerce
  • registro ilimitado de produtos
  • certificado SSL grátis
  • recuperação de carrinho abandonado
  • códigos de desconto

Loja Integrada

A Loja Integrada se caracteriza como a melhor plataforma para PME e a mais utilizada do Brasil. A plataforma oferece um plano gratuito como diferencial que permite 5.000 visitas por mês e o cadastro de até 50 produtos ativos. Além disso, outras quatro opções de planos estão disponíveis entre R$ 39,00 e R$ 319,00 mensais (cobrado por 1 ano). Outras características dos recursos são:

  • ferramentas promocionais básicas
  • formas de pagamento variáveis, como Pix, boleto e cartão (modelo único para o plano grátis)
  • integração para anúncio no Google Shopping, além de integração com marketplaces e aplicativos de API pública a partir do primeiro plano pago

Preparado para escolher a melhor opção de plataforma para o seu e-commerce?

Como informamos no decorrer do conteúdo, o mais importante antes de analisar as opções de plataformas disponíveis no mercado é entender o cenário interno e externo da sua empresa. Verifique a sua capacidade de investimento e as funções necessárias para o seu negócio. Isso te dará maior clareza no momento de definir entre as ferramentas desenvolvidas.

Não deixe de conferir as integrações disponíveis nos serviços para garantir que ele contemplará toda a sua estratégia de operação, como o caso de parceiros logísticos que operam com dark stores ou fulfillment.

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Dúvidas frequentes sobre as melhores plataformas de e-commerce:

Qual a melhor plataforma de e-commerce?

A melhor opção depende da empresa e do cenário em que ela está inserida. Conhecer as necessidades e poder de investimento são essenciais para que a plataforma escolhida atenda especificamente essas funções.