A redução no custo de transporte dos produtos é uma das prioridades para os e-commerces, em geral. Isso porque os gastos com frete e a movimentação das mercadorias para entrega costumam ser bem elevados.
O objetivo é aliar a qualidade do envio ao consumidor junto ao cumprimento dos prazos. Mas, como diminuir o investimento relacionado ao frete dos transportes? Confira neste conteúdo algumas soluções que podem ser aplicadas para a realidade do seu e-commerce.
Navegue e saiba mais sobre o custo de transporte para e-commerce:
Os motivos para o alto custo do transporte no comércio eletrônico
A etapa de transporte das mercadorias costuma ser a principal concentração de investimento dos e-commerces. Os motivos são variados e exploraremos mais a respeito neste tópico.
A dimensão do território brasileiro
O Brasil é um país com dimensões continentais. Essa característica aumenta o desafio das lojas de comércio eletrônico para atender outras regiões com qualidade. Afinal, enviar uma mercadoria do Nordeste para o Sul envolverá a locomoção por um trajeto extenso.
Consequentemente, o frete cobrado pela transportadora também será proporcional a distância percorrida. Em alguns casos, até superior à média de valores do mercado, se o local for de difícil acesso para os veículos responsáveis pela movimentação.
O efeito da Last Mile
A etapa de Last Mile ou “a última milha” é o momento crucial para capturar a satisfação do cliente de um e-commerce e definir o sucesso dos processos logísticos estabelecidos. Isso se deve ao fato da Last Mile englobar a operação de saída do centro de distribuição até a entrega da mercadoria.
Os investimentos direcionados para essa etapa costumam ser maiores visando garantir que a entrega seja bem sucedida e atenda a expectativa gerada por um cliente próximo de receber o seu pedido.
O modelo tradicional de transporte das cargas
As transportadoras buscam movimentar cargas cheias nos seus veículos para validar a relação custo x volume x lucro. Entretanto, essa característica destoa da necessidade de muitas empresas atuantes no comércio eletrônico. Por ser um mercado majoritariamente B2C e D2C, os volumes adquiridos pelo cliente são bem menores do que o espaço a ser preenchido nas carretas e caminhões.
Como as entregas fracionadas representam um aumento na despesa das transportadoras, a estratégia adotada como alternativa costuma ser aguardar a demanda de vários produtos para uma mesma região. Porém, isso pode impactar diretamente nos prazos de entrega e na satisfação do consumidor.
Para evitar essa condição, muitas transportadoras oferecem serviços de entregas dedicadas. Embora seja possível minimizar a questão do prazo, a contratação dessa modalidade é refletida no alto valor do frete associado.
Mas, quais ações os e-commerces buscam para reduzir o custo de transporte?
Estratégias para redução do custo de transporte no e-commerce
A procura por formas de otimizar o custo de transporte no e-commerce tem se apoiado na inovação e tecnologia. Conforme a logística 4.0 avança, novas maneiras de viabilizar as entregas estão auxiliando as empresas a contornar o alto valor desta etapa. Confira algumas das estratégias utilizadas.
Os Smart Lockers
Um Smart Locker, ou armário inteligente, é um porta-objetos destinado, especificamente, para depósito ou retirada de mercadorias. Eles são posicionados estrategicamente em locais com um grande fluxo de movimentação, como as estações de metrô e trem.
O uso dos Smart Lockers é uma tendência para os e-commerces justamente por contornar problemas com a entrega de produtos. Com o apoio desses guarda-volumes, o consumidor pode realizar a retirada por conta própria em regiões próximas. Logo, o custo de frete e o prazo para a entrega tendem a ser reduzidos.
O Cross Docking
O modelo do Cross Docking consiste no envio da mercadoria para o centro de distribuição e o imediato embarque com destino ao consumidor. Dessa forma, descarta-se a necessidade de armazenagem do produto, gerando uma redução de custo no processo.
O Cross Docking ganha em agilidade para a entrega e é um procedimento bastante adotado pelos e-commerces, principalmente em relação à busca por encurtar os prazos para a conclusão do envio. Por empregar menos profissionais no processo, os gastos envolvidos nessa estratégia também são reduzidos.
Porém, existe uma solução mais efetiva e completa para que as empresas de comércio eletrônico diminuam suas despesas com o transporte.
A Dark Store como opção de diminuição do custo de transporte para e-commerce
A Dark Store é um mini-centro de distribuição. Essas “lojas escuras” são montadas em localidades de grande densidade populacional para permitir um escoamento de produtos flexível e rápido.
Por estarem localizadas nas principais capitais do país, as Dark Stores armazenam os produtos próximo aos consumidores. Logo, o custo de transporte para o e-commerce mover a sua mercadoria entre pontos da mesma cidade é bem menor, principalmente, quando comparado com as cargas vindas de outros Estados.
Além disso, diferentemente das demais estratégias apresentadas, uma Dark Store conta com profissionais especializados no recebimento, embalagem e expedição dos pedidos. Assim, a integridade dos produtos é garantida sem abdicar da eficiência logística necessária para viabilizar entregas expressas.
Todo o processo ocorre sem interferência externa, uma vez que o público não possui acesso ao interior do centro de distribuição, elevando também a segurança dos produtos armazenados no local.
Essas são as principais estratégias da atualidade para reduzir o custo de transporte no e-commerce
Em um país com uma malha rodoviária tão extensa, o modelo tradicional de entrega não consegue acompanhar a real dinâmica do comércio eletrônico. Os custos para promover um transporte de qualidade são elevados e com fretes proporcionais, consequentemente, colocam em risco a satisfação do cliente.
Conte com as Dark Stores da Grin Store para reduzir os seus custos de transporte na entrega sem perder a rapidez que conquista o consumidor.
Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre as nossas soluções!
Gostou do conteúdo? Então compartilhe o link com quem possa se interessar pelo assunto!
Dúvidas frequentes sobre o custo de transporte no e-commerce:
Quais as opções de um e-commerce para reduzir o custo de transporte?
Como a modalidade tradicional de operação das transportadoras requer uma lotação mínima dos veículos para viabilizar entregas na região, outras alternativas inovadoras surgem para atender a realidade do comércio eletrônico. Algumas delas são: utilização de Smart Lockers, do modelo de Cross Docking ou a contratação de Dark Stores.