O sucesso de um empreendimento não depende apenas do produto ou serviço, mas de toda a experiência de compra oferecida ao cliente.
Conforme uma pesquisa feita pelo Opionion Box/Dito, mencionada no site E-commerce Brasil, a experiência em lojas físicas depende do espaço físico da loja, da variedade de produtos e de vendedores, que devem estar dispostos a oferecer suporte e responder a dúvidas.
Já no on-line, esse cenário difere um pouco, pois os principais fatores que influenciam a decisão de compra são o valor do frete (73%), preços (68%) e prazo de entrega (54%).
A seguir você entenderá como as etapas logísticas afetam esses valores e, por consequência, as vendas do seu e-commerce, e também quais são as soluções que podem ser aplicadas para te ajudar a vender mais.
Navegue para entender como otimizar a logística do seu e-commerce e vender mais:
Como funciona a logística de um e-commerce?
É comum as pessoas acharem que a fase logística se restringe a entrega da mercadoria ao cliente, mas a verdade é que o processo logístico começa logo após a compra de um produto.
A logística de qualquer loja, seja física ou on-line, inclui as seguintes etapas:
- Armazenamento de produtos;
- Controle de estoque;
- Movimentação dos produtos;
- Picking (separação);
- Packing (embalagem);
- Emissão de documentos;
- Envio para a transportadora (variável);
- Entrega.
A fase do envio para a transportadora é variável porque pode ser responsabilidade da empresa, caso tenha frota própria para a entrega, ou de serviços terceirizados. Então, em casos de serviço como das Dark Stores da Grin Store, a entrega do produto é nossa responsabilidade, pois temos frota própria para entrega.
Leia mais: Qual a importância do picking e packing para a logística?
Mas, como esses fatores do processo logístico impactam nos números?
Como a logística impacta as vendas?
Para alcançar os melhores resultados de vendas, é importante entender as demandas do cliente, especialmente em compras on-line, em que as exigências são ainda maiores do que em compras físicas. Por isso, o serviço com foco no cliente é uma estratégia que deve ir além do serviço básico e ter a oferta de diferenciais para, assim, conquistar a satisfação e fidelidade dos clientes, e também melhorar a reputação da empresa.
As demandas das compras on-line ficaram mais evidentes durante a pandemia, quando o número de aquisições por meio digital teve um crescimento devido às limitações de comprar fisicamente.
A pesquisa feita pelo Opionion Box/Dito também indica que as pessoas preferem comprar on-line principalmente pelos preços mais baratos (67%) e pela praticidade de comprar e receber em casa (62%).
Então, como os processos logísticos começam logo após a compra e só terminam com a entrega ao cliente, a eficiência dessas etapas possibilita:
- Baratear o frete;
- Oferecer preços mais atrativos;
- Fazer entregas rápidas;
- Manter disponibilidade de produtos em estoque.
Ou seja, ao otimizar os processos é possível atender as expectativas dos clientes e vender mais. Assim, quanto mais você investir em entender as demandas e melhorar a experiência do cliente, maior chance do empreendimento atrair e fidelizar clientes, resultando em sucesso e aumento das vendas. Além disso, com a redução de custos e tempo da execução das etapas, a lucratividade da empresa aumenta.
Então, considerando a grande concorrência entre as lojas de e-commerce, quais medidas podem ser tomadas para evitar que o cliente se decepcione com a sua empresa e vá comprar no concorrente?
Dicas para otimizar os processos logísticos
Para otimizar a logística o foco deve ser aumentar a eficiência das etapas, ou seja, as tarefas devem ser realizadas no menor tempo e com o menor custo possível.
Por isso, as dicas envolvem soluções que ajudam a diminuir e corrigir os erros e falhas das etapas logísticas, contribuindo para agilizar os processos.
Planejamento
O planejamento é um método para encontrar erros e falhas em qualquer etapa do processo logístico. Então, contribui para diminuir atrasos, extravios, furtos e roubos.
Após essa identificação, é possível criar estratégias de correção para aumentar a eficiência e a agilidade das etapas, o que por consequência diminuirá o prejuízo financeiro e economizará tempo. Além disso, a empresa deve implementar medidas preventivas para evitar recorrências.
Um recurso que ajuda nisso é o monitoramento das etapas, que possibilita saber toda a movimentação do produto em tempo real. Além disso, outras ferramentas tecnológicas também ajudam a colocar outras soluções em prática.
Alguns exemplos de etapas que envolvem planejamento são:
- A embalagem durante a fase de expedição que deve ser escolhida considerando a melhor proteção para o produto;
- Roteirização de entregas, uma estratégia para reduzir custos de fretes e diminuir erros de entregas a destinatários errados. Logo, contribui também para diminuir os casos de logística reversa.
Outro fator que diminui os erros e contribui para a eficiência dos processos é o treinamento da equipe e a integração da comunicação entre equipe e de processos, pois garante que a dinâmica seja mais fluída.
Gestão de estoque
A gestão eficiente de estoque ajuda a determinar o número ideal para se ter de produtos armazenados e o tempo para reposição. Assim, evita situações de produtos parados, o que é um risco quando há prazo de validade, ou experiências desagradáveis ao cliente, de querer um produto e este estar indisponível.
Leia mais: Gerenciamento de estoque: como reduzir o custo com uma Dark Store
Tecnologia
As ferramentas tecnológicas ajudam na integração e automatização dos processos, agilizando as etapas e diminuindo os erros comuns a processos manuais.
Assim, alguns dos principais usos são na emissão de documentação, no monitoramento em tempo real, na gestão de estoque (WMS), no endereçamento de estoque e na integração de processos e comunicação.
Entendeu a importância da logística para as vendas do seu e-commerce?
Primeiro foi abordado as etapas logísticas em um empreendimento e depois explicado como elas se relacionam com o número de vendas de um e-commerce e também com a fidelização de clientes. Depois disso, foram listados pontos de atenção que devem receber investimento para melhorar a qualidade do serviço.
Entretanto, a tendência de solução logística para os e-commerces nos próximos anos são as Dark Stores. Esses mini centros de distribuição são uma alternativa para solucionar problemas de armazenagem, gestão de estoque, preparação dos pedidos (picking), embalagem (packing), entregas demoradas e logística reversa.
Então, a dica é que você entenda mais sobre o funcionamento dessas estruturas.
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Dúvidas frequentes sobre como a logística ajuda o e-commerce a vender mais
Quais soluções podem ser aplicadas ao processo logístico para aumentar as vendas de loja e-commerce?
O investimento na logística ajuda a atender as demandas dos clientes por preços e fretes mais baratos, além de entregas rápidas.
As soluções que podem ser aplicadas são:
- Ferramentas tecnológicas;
- Planejamento;
- Gestão de estoque.
Outra alternativa é a contratação de uma Dark Store, centro de distribuição de tamanho reduzido responsável por todas as fases logísticas. Essa solução é apontada como tendências do e-commerce para os próximos anos.