Skip to main content

Em um período com alta demanda para as empresas de comércio eletrônico, a busca por opções para entregas mais rápidas é proporcional ao aumento das compras on-line. Cada vez mais, os e-commerces procuram modelos que priorizem a velocidade no envio dos seus produtos.

Nesse cenário, o crowdshipping tem avançado na preferência de diversas empresas como uma forma de atender os clientes sem elevar seus custos a grandes níveis. Conheça mais sobre o funcionamento do crowdshipping e como as Dark Stores são uma alternativa efetiva para esse modelo.

Navegue e aprenda mais sobre o crowdshipping:

O que é o crowdshipping?

O crowdshipping é um modelo de entregas que utiliza os meios de transportes próprios da população para viabilizar a chegada dos produtos aos consumidores.

Basicamente, o seu funcionamento acontece com o suporte de uma plataforma, onde o fornecedor e os entregadores realizam o cadastro. Durante a expedição do pedido, a ferramenta ou o próprio contratante identificam as opções mais próximas do ponto de coleta e do destino da entrega. Ele tem se popularizado em meio a uma onda de operações colaborativos, como os financiamentos coletivos (crowdfunding).

O seu conceito é derivado do crowdsourcing, uma estrutura de trabalho conhecida como terceirização coletiva, em que as pessoas se voluntariam e unem seus esforços em prol de um resultado maior e não deve ser confundido com a ideia aplicada especificamente ao setor logístico.

Mas, quais são as vantagens de utilizar o crowdshipping para justificar esse crescimento na preferência das empresas, principalmente do comércio eletrônico?

Mulher vestida com uma camisa e boné de cor vermelho, efetuando uma entrega colaborativa para outra mulher.

Quais vantagens uma empresa busca no crowdshipping?

A busca pelo modelo acontece devido aos diversos meios de transporte que podem ser utilizados, como bicicletas, motocicletas e patinetes. Com isso, as entregas de uma empresa são efetuadas com maior velocidade e atendem uma variedade de locais.

O crowdshipping surge como solução para muitas empresas que buscam rapidez nas entregas sem necessariamente ter de ampliar os seus custos. O pagamento é fechado diretamente com o entregador e sem a necessidade de acordos trabalhistas, reduzindo o investimento a ser disponibilizado.

Além disso, a flexibilidade de acessar locais onde o fluxo intenso dos veículos atrapalha a movimentação ou existe uma restrição de acesso também influenciam na opção por essa modalidade.

Outras características do crowdshipping que têm se mostrado atrativas para as empresas:

  • Potencial para diminuição dos atrasos nas entregas.
  • Redução do impacto ambiental com a utilização de meios de transporte não poluentes.
  • Menor risco de acidentes com a frota própria e o gasto devido à manutenção desses veículos.
  • Previsibilidade nos custos com o transporte.
  • Aumento da participação socioeconômica, por abrir possibilidade de geração do emprego informal.

Mas existem alternativas que podem representar melhores possibilidades em comparação ao crowdshipping. Uma dessas opções é a contratação de uma Dark Store.

Os benefícios de uma Dark Store em comparação ao crowdshipping

Um dos grandes desafios do crowdshipping se deve ao fato da confiança por parte do consumidor. Muitas pessoas têm receio de que terceiros sem vínculo empregatício com as empresas envolvidas acessem os seus dados, como o nome completo, endereço, número de documentos e outras informações presentes nas notas fiscais de compra.

Outra dificuldade que pode surgir na utilização do crowdshipping envolve garantir a integridade dos produtos enviados. Embora a empresa possa reforçar a embalagem do produto, essa necessidade pode representar maiores gastos com o material utilizado.

As Dark Stores surgem como alternativas para viabilizar um modelo ágil de entregas e minimizar os problemas encontrados. Conheça mais sobre a solução da Grin Store e entenda como o seu funcionamento pode ser efetivo.

A confiabilidade por parte do consumidor

A Grin Store utiliza uma equipe de entregadores próprios com diversos tipos de veículos a disposição. Além de permitir maior flexibilidade na entrega com a variedade da frota, o time de profissionais especializados na efetivação da entrega transmite segurança ao consumidor.

O acompanhamento das rotas previamente traçadas e a geolocalização do produto também auxiliam no processo de confiança da operação, sendo um diferencial na qualidade do serviço oferecido ao cliente.

A segurança da mercadoria

Por contar com uma equipe profissional e experiente no processo logístico, os produtos armazenados nas Dark Stores recebem o tratamento adequado. Durante o período no estoque, as condições adequadas de armazenagem são obedecidas para não comprometer a integridade da mercadoria.

As etapas de picking e packing também são realizadas com um manuseio cuidadoso, mas sem perder a agilidade e, com isso, não comprometendo a efetividade da entrega. Assim, o principal diferencial da entrega expressa é alcançado.

Diversas opções para entregas rápidas e com qualidade estão disponíveis no mercado

Porém, é importante que o responsável pela logística de um e-commerce tenha ciência dos pontos fortes e fracos presentes em cada modalidade, além das alternativas que atendem ao cenário aonde a empresa se encontra no momento.

A Grin Store conta com Dark Stores estrategicamente posicionadas nos principais centro urbanos do país para permitir que o seu produto seja armazenado e entregue com segurança. Fale com um de nossos consultores para conhecer uma solução logística adaptável ao seu investimento.

Entre em contato para conhecer as soluções logísticas da Grin Store!

Fale conosco!

Gostou do conteúdo deste post? Então compartilhe o link com quem possa se interessar!

Dúvidas frequentes sobre o crowdshipping:

O que é o crowdshipping?

O crowdshipping é uma modalidade de entrega colaborativa. Por meio dele, a empresa utiliza o serviço de terceiros com veículos próprios para efetuar o envio das mercadorias. A contratação ocorre por plataformas funcionam como intermediários para localizar os entregadores próximos dos pontos de coleta e destino da mercadoria.