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A redução no custo de transporte dos produtos é uma das prioridades para os e-commerces, em geral. Isso porque os gastos com frete e a movimentação das mercadorias para entrega costumam ser bem elevados.

O objetivo é aliar a qualidade do envio ao consumidor junto ao cumprimento dos prazos. Mas, como diminuir o investimento relacionado ao frete dos transportes? Confira neste conteúdo algumas soluções que podem ser aplicadas para a realidade do seu e-commerce.

Navegue e saiba mais sobre o custo de transporte para e-commerce:

Os motivos para o alto custo do transporte no comércio eletrônico

A etapa de transporte das mercadorias costuma ser a principal concentração de investimento dos e-commerces. Os motivos são variados e exploraremos mais a respeito neste tópico.

A dimensão do território brasileiro

O Brasil é um país com dimensões continentais. Essa característica aumenta o desafio das lojas de comércio eletrônico para atender outras regiões com qualidade. Afinal, enviar uma mercadoria do Nordeste para o Sul envolverá a locomoção por um trajeto extenso.

Consequentemente, o frete cobrado pela transportadora também será proporcional a distância percorrida. Em alguns casos, até superior à média de valores do mercado, se o local for de difícil acesso para os veículos responsáveis pela movimentação.

O efeito da Last Mile

A etapa de Last Mile ou “a última milha” é o momento crucial para capturar a satisfação do cliente de um e-commerce e definir o sucesso dos processos logísticos estabelecidos. Isso se deve ao fato da Last Mile englobar a operação de saída do centro de distribuição até a entrega da mercadoria.

Os investimentos direcionados para essa etapa costumam ser maiores visando garantir que a entrega seja bem sucedida e atenda a expectativa gerada por um cliente próximo de receber o seu pedido.

O modelo tradicional de transporte das cargas

As transportadoras buscam movimentar cargas cheias nos seus veículos para validar a relação custo x volume x lucro. Entretanto, essa característica destoa da necessidade de muitas empresas atuantes no comércio eletrônico. Por ser um mercado majoritariamente B2C e D2C, os volumes adquiridos pelo cliente são bem menores do que o espaço a ser preenchido nas carretas e caminhões.

Como as entregas fracionadas representam um aumento na despesa das transportadoras, a estratégia adotada como alternativa costuma ser aguardar a demanda de vários produtos para uma mesma região. Porém, isso pode impactar diretamente nos prazos de entrega e na satisfação do consumidor.

Para evitar essa condição, muitas transportadoras oferecem serviços de entregas dedicadas. Embora seja possível minimizar a questão do prazo, a contratação dessa modalidade é refletida no alto valor do frete associado.

Mas, quais ações os e-commerces buscam para reduzir o custo de transporte?

Um van branca com as portas da mala abertas contendo várias encomendas de produtos em caixas de papelão marrom para serem entregues

Estratégias para redução do custo de transporte no e-commerce

A procura por formas de otimizar o custo de transporte no e-commerce tem se apoiado na inovação e tecnologia. Conforme a logística 4.0 avança, novas maneiras de viabilizar as entregas estão auxiliando as empresas a contornar o alto valor desta etapa. Confira algumas das estratégias utilizadas.

Os Smart Lockers

Um Smart Locker, ou armário inteligente, é um porta-objetos destinado, especificamente, para depósito ou retirada de mercadorias. Eles são posicionados estrategicamente em locais com um grande fluxo de movimentação, como as estações de metrô e trem.

O uso dos Smart Lockers é uma tendência para os e-commerces justamente por contornar problemas com a entrega de produtos. Com o apoio desses guarda-volumes, o consumidor pode realizar a retirada por conta própria em regiões próximas. Logo, o custo de frete e o prazo para a entrega tendem a ser reduzidos.

O Cross Docking

O modelo do Cross Docking consiste no envio da mercadoria para o centro de distribuição e o imediato embarque com destino ao consumidor. Dessa forma, descarta-se a necessidade de armazenagem do produto, gerando uma redução de custo no processo.

O Cross Docking ganha em agilidade para a entrega e é um procedimento bastante adotado pelos e-commerces, principalmente em relação à busca por encurtar os prazos para a conclusão do envio. Por empregar menos profissionais no processo, os gastos envolvidos nessa estratégia também são reduzidos.

Porém, existe uma solução mais efetiva e completa para que as empresas de comércio eletrônico diminuam suas despesas com o transporte.

A Dark Store como opção de diminuição do custo de transporte para e-commerce

A Dark Store é um mini-centro de distribuição. Essas “lojas escuras” são montadas em localidades de grande densidade populacional para permitir um escoamento de produtos flexível e rápido.

Por estarem localizadas nas principais capitais do país, as Dark Stores armazenam os produtos próximo aos consumidores. Logo, o custo de transporte para o e-commerce mover a sua mercadoria entre pontos da mesma cidade é bem menor, principalmente, quando comparado com as cargas vindas de outros Estados.

Além disso, diferentemente das demais estratégias apresentadas, uma Dark Store conta com profissionais especializados no recebimento, embalagem e expedição dos pedidos. Assim, a integridade dos produtos é garantida sem abdicar da eficiência logística necessária para viabilizar entregas expressas.

Todo o processo ocorre sem interferência externa, uma vez que o público não possui acesso ao interior do centro de distribuição, elevando também a segurança dos produtos armazenados no local.

Essas são as principais estratégias da atualidade para reduzir o custo de transporte no e-commerce

Em um país com uma malha rodoviária tão extensa, o modelo tradicional de entrega não consegue acompanhar a real dinâmica do comércio eletrônico. Os custos para promover um transporte de qualidade são elevados e com fretes proporcionais, consequentemente, colocam em risco a satisfação do cliente.

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Dúvidas frequentes sobre o custo de transporte no e-commerce:

Quais as opções de um e-commerce para reduzir o custo de transporte?

Como a modalidade tradicional de operação das transportadoras requer uma lotação mínima dos veículos para viabilizar entregas na região, outras alternativas inovadoras surgem para atender a realidade do comércio eletrônico. Algumas delas são: utilização de Smart Lockers, do modelo de Cross Docking ou a contratação de Dark Stores.