A Dark Store é um centro de distribuição de tamanho reduzido que em português significa “loja escura” ou “loja oculta”. Esse modelo de negócio ganhou popularidade recentemente, principalmente após a pandemia, virando tendência no ramo logístico.
Este sucesso é o resultado da otimização dos processos e também da localização próxima ao consumidor, fatores que aumentam a eficiência e qualidade da logística. Então, a Dark Store é uma ótima solução para o e-commerce cumprir as demandas dos clientes por experiência de compra positiva e o recebimento rápido das compras on-line.
Como a Grin Store tem 20 anos de experiência no ramo logístico e já realizou mais de 5 milhões de processamentos e entregas de pedidos, fizemos este conteúdo para que você consiga entender mais claramente como funciona e quais são os recursos utilizados pelas Dark Stores da Grin Store. Confira!
Entenda como funcionam as Dark Stores da Grin Store:
Por dentro das Dark Stores da Grin Store
O modelo de negócio Dark Store para e-commerce tem alguns pré-requisitos, como a questão de organização específica da estrutura, ser um espaço menor que um depósito de mercadorias e a localização próxima ou propriamente no perímetro dos centros urbanos.
A seguir explicaremos com mais detalhes sobre como os processos internos das Dark Stores da Grin Store funcionam e como nos comprometemos com a nossa política de qualidade.
Organização da estrutura
O layout das Dark Stores têm organização semelhante ao de uma loja convencional para favorecer a agilidade e a efetividade no gerenciamento do estoque. Entretanto, apesar da organização, não é aberto ao acesso do público.
Além disso, o espaço é compartilhado entre diversos e-commerces, diminuindo os custos com armazenamento e manutenção da estrutura.
Localização
As Dark Stores da Grin Store estão localizadas nos principais centros urbanos, estando presente nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. As unidades ficam localizadas em:
- Dark Store no RJ: Manguinhos;
- Dark Store em São Paulo: Vila Mariana/Barra Funda;
- Dark Store em BH: Barro Preto.
Tecnologia
Contamos com ferramentas tecnológicas para:
Gerenciamento e controle eficiente de estoque (WMS/OMS Integrado)
Possuímos sistema próprio de gerenciamento de produtos e pedidos, com APIs de integração, além de nativamente possuir conexão com diversos ERPs de mercado como Bling, Tiny e Otix.
Acompanhamento do pedido
Avisamos ao cliente do seu e-commerce por WhatsApp, SMS ou e-mail sobre cada passo do processamento do pedido dentro das nossas Dark Stores, acompanhando a evolução da compra até o momento da entrega. Assim, o seu cliente consegue se programar para receber o pedido.
Integração de sistemas
Conseguimos integrar o seu sistema com o nosso para receber uma notificação no momento em que um novo pedido é feito. Assim, recebemos rapidamente o aviso em nossa plataforma e ganhamos tempo na preparação para o envio.
Além disso, temos parceiros na área de desenvolvimento de sistemas e aplicativos para te oferecer suporte neste caso e em outras demandas de integrações ou implantações de sistemas.
Planejar a roteirização de entregas
Esse planejamento é importante para mapear as melhores rotas a serem seguidas pelos entregadores. Assim, o custo financeiro e de tempo das entregas diminui ao economizar gasolina e evitar congestionamentos pela cidade. A Grin Store investiu em um sistema próprio para realizar esta tarefa.
Equipe especializada
Na política de qualidade nos comprometemos em assegurar o contínuo desenvolvimento profissional e motivação da equipe. Então, investimos na conscientização e preparação dos colaboradores para o exercício das responsabilidades, visando a execução assertiva e eficiente, além da excelência no atendimento ao cliente.
Além disso, contamos com especialistas para monitorar a entrada e a saída de itens, e também uma equipe de entregadores própria com courriers sempre disponíveis para as entregas. Entretanto, você também pode realizar a entrega com os seus entregadores ou entregadores terceirizados.
Então, com o acesso às tecnologias de alto padrão para o setor e uma equipe treinada, temos capacidade de proporcionar um ótimo serviço a você, além de reduzir os seus custos logísticos de armazenamento, embalagem, mão de obra e entrega.
A seguir, entenda sobre cada etapa logística que acontece dentro de nossas Dark Stores.
Conheça as etapas de uma Dark Store de e-commerce
Qualquer Dark Store da Grin Store se responsabiliza pelo armazenamento do produto e todas as etapas seguintes até que ele seja entregue ao seu cliente.
O tempo médio para a implantação e integração da operação logística é de 15 a 30 dias, a depender da complexidade do projeto. A partir disso, os seus produtos vão percorrer uma sequência de passos até chegarem para o cliente:
Etapa 1: Recebimento do seu estoque
O estoque do seu e-commerce será enviado para uma ou mais das nossas Dark Stores.
Etapa 2: Armazenamento e inventário
Após os seus produtos chegarem nas nossas instalações, eles serão classificados e organizados com a ajuda de ferramentas tecnológicas para, assim, serem armazenados.
A partir disso, controlaremos o seu estoque de forma eficiente e cuidadosa, realizando o inventário, verificando questões como o prazo de validade (se for o caso) e preservando os itens, entre outros processos.
Etapa 3: Processamento de pedido
Quando o serviço de Dark Store for contratado pelo seu e-commerce, o seu sistema será integrado com o nosso para termos acesso em tempo real às movimentações do seu empreendimento. Então, assim que uma compra for efetuada, nós também receberemos o pedido em nosso sistema e prosseguiremos com a logística de envio.
Etapa 4: Expedição
Essa fase começa após o recebimento do pedido pelo sistema e inclui diversas operações logísticas realizadas pela nossa equipe. O produto será separado (picking), manipulado, embalado (packing) para ser protegido de avarias, terá as documentações e notas fiscais impressas.
Inclusive, a Grin Store trabalha com a montagem de kit se responsabilizando por juntar mais de 1 item na mesma entrega.
Já com o(s) produto(s) devidamente embalado(s), planejamos a roteirização de entrega em nosso sistema próprio de roteirização. Assim, escolhemos o transporte e definimos as rotas para que a chegada até o destino seja a mais rápida o possível.
Etapa 5: Entrega ao cliente
Após a roteirização, o produto será despachado para a entrega. Nossas entregas funcionam no modelo Same/Next Day Delivery, então, poucas horas após a compra ou até o dia útil seguinte, o produto será entregue ao cliente.
Contamos com entregadores exclusivos que estão sempre disponíveis e utilizam aplicativo para organizar as entregas e as rotas definidas na roteirização.
Além disso, temos um procedimento de segurança para garantir o sucesso das entregas: emissão de protocolo digital e foto com geolocalização do motorista entregando o produto ao cliente.
Caso a entrega não seja realizada ou o cliente solicite a troca do produto, a Grin Store se responsabiliza pela logística reversa e o item retorna a Dark Store.
Leia mais: Entenda o que é a logística reversa e como ela é essencial nos dias de hoje
O que achou de conhecer mais sobre o funcionamento de Dark Stores para e-commerce?
Neste post, você conheceu todas as etapas que os produtos de e-commerce passam em nossas Dark Stores. Além disso, entendeu sobre o funcionamento interno das nossas estruturas e os recursos que valorizamos para otimizar os nossos serviços.
Por isso, você sabe que ao contratar os serviços da Grin Store para o seu e-commerce, terá serviço logístico ágil e de baixo custo operacional. Além disso, diminuirá o abandono de carrinho de compras, conseguirá oferecer fretes mais baratos e aumentará a satisfação dos seus clientes.
Se você gostou do artigo, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!
Dúvidas frequentes sobre como funciona uma Dark Store para e-commerce:
Quais são as etapas que os produtos de e-commerce passam em um Dark Store da Grin Store?
Qualquer Dark Store da Grin Store se responsabiliza pelo armazenamento do produto e todas as etapas seguintes até o produto ser entregue ao seu cliente.
Logo, os produtos passam por 5 etapas:
- Etapa 1: Recebimento do seu estoque;
- Etapa 2: Armazenamento e inventário;
- Etapa 3: Processamento de pedido;
- Etapa 4: Expedição;
- Etapa 5: Entrega ao cliente.
Quais segmentos de e-commerce as Dark Store da Grin Store trabalham?
O modelo de uma Dark Store atende com eficiência os mais diversos segmentos, como:
- Informática;
- Maquinário;
- PET;
- Vestuário;
- Alimentício;
- Esporte e saúde;
- Aquarismo;
- Muitos outros.
Afinal, as melhores Dark Stores possuem uma equipe qualificada para o manuseio dos produtos e de materiais que permitam a proteção e conservação adequada dessas mercadorias.
Quanto tempo demora a implantação da operação da Grin Store?
O tempo médio para a implantação e integração que transformará a sua operação logística é de 15 a 30 dias, a depender da complexidade do projeto. Durante esse período, estaremos à sua disposição para ajudar com as questões contábeis, jurídicas, sistêmicas e nas eventuais contratações necessárias para providenciar o suporte de transição da sua logística para o nosso modelo com Dark Stores.