Antigamente, um e-commerce de roupas enfrentava dificuldades para ganhar a confiança do consumidor. Por não existir a possibilidade de experimentar a peça fisicamente, muitos clientes tinham receio em adquirir um item e não poder trocar o modelo adequadamente.
Esse obstáculo foi contornado com o avanço da tecnologia e das plataformas. Hoje, é comum encontrar provadores virtuais que permitem ao cliente maior assertividade nas suas escolhas. Mas, ainda assim, é necessário garantir a opção de uma troca confiável.
Esse é um dos desafios logísticos dos e-commerces de roupas. Confira outras dificuldades comuns do segmento e quais opções podem ajudar o profissional responsável pelas operações a solucionar esses problemas.
Navegue para conhecer mais sobre os desafios logísticos dos e-commerces de roupas:
O mercado dos e-commerces de roupas
O segmento de moda e acessórios, composto em boa parte pelas lojas de vestuário, possui forte representatividade entre as atividades dos e-commerces. Conforme o relatório da SmartHint, os cinco primeiros meses de 2022 tiveram cerca de 683 mil pedidos registrados para o segmento. A título de comparação, na sequência é possível observar o setor de perfumaria e cosméticos com 170 mil pedidos.
Diversas práticas têm sido adotadas pelas empresas para garantir a quebra das objeções dos seus clientes. Os provadores virtuais, os vídeos com exposição das peças, os guias de medidas e os comentários de outros clientes com as imagens dos produtos são algumas das opções para ganhar a confiança do consumidor.
Mesmo com esse crescimento, alguns desafios ainda são encontrados na rotina logística dessas empresas. Conheça os principais.
Os desafios logísticos do nicho de moda
Podemos dividir os desafios logísticos que são pontos de atenção para os e-commerces de roupas da seguinte maneira: a preocupação com os prazos de entrega, o custo do frete, a logística reversa e a expedição das peças.
Os prazos de entrega
Um dos grandes diferenciais buscados pelos e-commerces é a realização de entregas bem-sucedidas e cada vez mais rápidas. O conceito do same day delivery se aplica como um forte fator de garantia na satisfação do consumidor.
Porém, nem sempre um e-commerce de roupas terá o aparato logístico necessário para atender essa velocidade na entrega. Ainda mais, em casos de envios para locais mais distantes. Dependendo do modelo utilizado pela loja, garantir entregas rápidas também pode representar um custo de frete mais alto.
Custo de frete
O custo do frete pode ser outro obstáculo considerável na atuação do segmento. Enviar mercadorias para outros estados em grandes transportadoras significa alto investimento e, em diversos casos, ter que aguardar um volume que justifique o preço cobrado na carga.
Como as peças de vestuário não costumam ocupar um espaço tão considerável nos veículos, pode ser necessário acumular uma quantidade de material que faça jus ao montante cobrado. Dependendo da região que será entregue, o envio pelos Correios também pode ser custoso.
Pelo fato de ter uma parcela de repasse para o consumidor, um alto gasto pode encarecer os produtos e criar uma fraqueza comercial em relação aos concorrentes. Por isso, a busca pelo frete mais barato é uma constante no segmento.
A logística reversa
Por mais que o comércio eletrônico tenha evoluído nas opções para convencer o consumidor, é necessário ter um suporte para a devolução de peças. Seja por defeito ou por opção do comprador, a loja deve oferecer uma estrutura planejada para que os produtos retornem e possam ser substituídos ou para o simples cancelamento da compra.
Nesse contexto, a velocidade da operação também é importante, pois pode ser um fator determinante para que os clientes desistam de aguardar uma reposição ou a troca de um item, principalmente, se for o caso de um erro cometido pela loja.
Separação e expedição das peças de roupas
Bastante condicionado à questão da logística reversa, os erros na separação dos produtos que serão enviados podem ocasionar a devolutiva dos clientes e iniciar uma cadeia de insatisfação. O cuidado com as peças é um ponto relevante para se ter atenção, afinal, itens danificados durante o processo de separação vão ocasionar problemas futuros e retrabalho.
Por isso, é importante que um e-commerce nesse segmento tenha um time capacitado para fazer a diferenciação dos produtos, seguido pelo embalamento correto e o despacho para o destinatário. A qualidade dessa etapa permite minimizar os erros que culminam na logística reversa.
Soluções logísticas para os e-commerces de roupas
Diante dessas quatro necessidades encontradas no cenário do comércio eletrônico de roupas, é necessário contar com uma operação logística adequada para manter um fluxo de qualidade nas entregas.
Por isso, muitas empresas têm optado por contratar parceiros logísticos para assumir desde a manutenção do estoque até o envio efetivo para o consumidor. Essas soluções, como as opções oferecidas pela Grin Store, ajudam os e-commerces a contornar as dificuldades do setor.
O apoio de uma dark store permite que a empresa alcance localidades diferentes por custos reduzidos. Devido à proximidade dos grandes centros, a tendência é que existam várias opções para o escoamento dos produtos. Essa característica gera maior flexibilidade ao traçar rotas e ter alternativas para os eventuais imprevistos de uma cidade. Assim, a entrega expressa tem maiores chances de ser efetivada com sucesso.
O serviço de fulfillment abrange todo o controle das operações logísticas de uma empresa e também é outro diferencial positivo de ter um parceiro especializado. Contar com um time profissional para lidar com o embalamento, a separação e a expedição do produto é essencial na garantia de qualidade. É comum que englobe, inclusive, a possibilidade de logística reversa para retornar bens devolvidos.
A Grin Store, por exemplo, conta com SKUs (stock keeping units) bem definidos para identificação dos itens armazenados na dark store. Essa gestão de estoque permite que o procedimento de picking e packing seja realizado com maior precisão. Dessa forma, não ocorre a separação e o envio dos itens errados.
O que achou dos principais desafios logísticos dos e-commerces de roupas?
Com esse conteúdo, foi possível conferir os obstáculos mais comuns para estruturar a logística do comércio eletrônico do segmento. Problemas com a velocidade da entrega ou a separação de peças são pontos de atenção constantes para essas empresas.
Uma solução para minimizar esses desafios e melhorar a qualidade de entrega dos seus itens é contar com parceiros logísticos especializados. Ter o apoio de times profissionais permite agregar na satisfação do consumidor em um mercado cada vez mais disputado.
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Dúvidas frequentes sobre logística para e-commerce de roupas:
Quais os desafios logísticos para um e-commerce de roupas?
Entre os principais obstáculos que precisam ser superados para garantia de entregas eficazes, o e-commerce de roupas precisa lidar com uma logística reversa adequada, a separação correta dos produtos, o custo de frete e as entregas em poucas horas.