A palavra sazonal no contexto de vendas significa que, dependendo do período do ano, a demanda pelo produto alterna entre alta e baixa. Estes períodos podem durar dias, semanas ou meses.
O exemplo mais comum é a venda além do padrão de protetor solar e sorvete no verão, enquanto no inverno a procura é baixa. O cenário é parecido com roupas de frio, as vendas aumentam no inverno, mas no verão a procura é tão baixa que é comum encontrar promoções para manter o giro de estoque.
Estas vendas sazonais também são comuns em datas comemorativas e, por serem períodos de alta lucratividade, são ótimas oportunidades para aumentar as vendas.
Compreenda a importância da gestão do estoque sazonal, como uma Dark Store pode ser a solução para um serviço de qualidade, e veja dicas de como se preparar para as vendas em datas comemorativas.
Navegue para entender mais sobre a gestão de estoque sazonal:
As datas comemorativas que exigem estoque sazonal
A gestão de estoque é muito importante para a logística e para o sucesso do seu empreendimento, ainda mais no caso de produtos sazonais.
As principais datas comemorativas no Brasil são:
- Carnaval: fevereiro ou março;
- Páscoa: março ou abril;
- Dia das Mães: maio;
- Dia dos Namorados: junho;
- Dia dos Pais: agosto;
- Dia das Crianças: outubro;
- Black Friday: novembro;
- Natal: dezembro;
- Ano Novo: dezembro.
Além destas datas comemorativas ao longo do ano, também há datas mais esporádicas, como Copa do Mundo a cada 4 anos.
As demandas destas datas comemorativa podem ser específicas, como panetones no natal e ovos de chocolate na páscoa, mas também há casos como os brinquedos que tem períodos de alta demanda no dia das crianças e no natal.
Então, o primeiro passo deve ser entender a flutuação da demanda dos seus produtos para depois começar o planejamento e organização de como atender a expectativa dos clientes.
Dicas para a gestão de estoque de produtos sazonais
O estoque sazonal também é chamado de estoque de antecipação. A gestão desse tipo de estoque tem características específicas devido ao ciclo de compra e venda ser menor do que o padrão.
Confira dicas para você acrescentar na sua estratégia de gestão de estoque sazonal:
Previsão da demanda
A previsão da demanda é importante para definir a quantidade ideal de quantos produtos devem ser mantidos em estoque para evitar o desabastecimento ou excesso. O equilíbrio é importante para não deixar de lucrar e decepcionar os consumidores, mas também para garantir que não haja muitos produtos para ter avarias, expirar a validade ou ter que vender quando está desvalorizado.
Os principais critérios para analisar a previsão da demanda são:
- Dados do mercado;
- Histórico de vendas no mesmo período anteriormente;
- Situação econômica do país (essencial para entender como está o poder de compra dos consumidores).
Planejamento e antecipação
Para evitar gastos extras com mão de obra temporária ou horas extras de funcionários, o ideal é manter o ritmo de produção regular ao longo do ano. Com isso, durante os períodos de maior demanda haverá alta disponibilidade de produtos em estoque. Entretanto, para isto ser possível, é necessário ter um local adequado para guardar os produtos ou você poderá ter problemas e prejuízos com avarias e descarte.
Outra vantagem da antecipação é ter a chance de negociar com os fornecedores com antecedência e conseguir descontos e melhores condições de compra, possibilitando aumento da margem de lucro.
Armazenamento
O armazenamento é importante para garantir a segurança e preservação dos produtos. O ideal é achar um local seguro com custo acessível que mantenha os produtos preservados e sem avarias.
Leia mais: Qual a importância da gestão de qualidade na logística?
Controle de estoque
Saber os números exatos de produtos em estoque é essencial para entender se as vendas estão conforme o planejado ou se é necessária alguma medida de reposição ou promoção para evitar produtos encalhados. Além disso, é importante para conferir prazos de validades.
Indicador de desempenho
Os KPIs são usados para verificar o resultado do planejamento e acompanhar informações ao longo do período, permitindo a compreensão de erros. No caso do estoque sazonal, os principais KPIs que devem ser acompanhados são a taxa de rotatividade de estoque e tempo médio de entrega.
Leia mais: Indicadores logísticos na supply chain: Três KPIs para ficar atento
Flexibilidade
Quando as vendas acontecem abaixo do esperado, possivelmente será necessário criar estratégias para aumentar as vendas e diminuir o estoque, como promoções e descontos que estimulem o giro de estoque.
Automação
A automação de processos logísticos otimiza o controle e inventário do estoque, agilizando as etapas e minimizando erros. Também facilita a visualização de informações e evolução das vendas por meio de gráficos.
Estas dicas ajudam com a gestão do estoque sazonal, mas as demandas dos clientes para os produtos sazonais não estão restritas a disponibilidade em estoque, incluindo também rapidez na entrega e fretes baratos. Com isso, as Dark Stores surgem como uma alternativa vantajosa para lidar com a venda de produtos sazonais.
As vantagens das Dark Stores para as vendas sazonais
A Dark Store é uma solução logística para além da gestão do estoque sazonal. O modelo oferece agilidade, seguro de produtos, fretes mais baratos e otimização das etapas logísticas. Dependendo da demanda do seu e-commerce, investir nesta solução pode ser a melhor escolha para estar preparado para os momentos de alta demanda e atingir as expectativas de qualidade dos clientes.
Então, contratar o serviço de Dark Store de uma especialista em logística, como a Grin Store, pode ser uma solução logística a longo prazo ou uma alternativa de entrega suplementar apenas para os períodos de alta demanda.
Leia mais: Gerenciamento de estoque: como reduzir o custo com uma Dark Store
Entendeu como a gestão de estoque sazonal é importante?
A gestão eficiente do estoque sazonal ajuda a aumentar as vendas e garantir a satisfação dos clientes. Só que ter o produto em estoque não é o suficiente, o consumidor quer receber o produto rápido e pagar barato no frete. Por isso, as Dark Stores surgem como alternativa atraente para produtos sazonais ou que possuem alto volume de vendas em datas comemorativas.
A Grin Store oferece o serviço de Dark Store no modelo fulfillment e, além dos processos ágeis, conta com entregadores próprios e o serviço de Same e Next Day Delivery.
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Dúvidas frequentes sobre gestão de estoque sazonal
Qual a diferença da gestão de estoque sazonal?
A gestão de estoque para períodos com alta demanda sazonal possui características específicas, pois o tempo de compra e venda é menor. Os principais pontos são a análise de dados internos e externos, a previsão da demanda, o controle da quantidade de produtos em estoque e os indicadores de desempenho.
Quais KPIs são importantes na gestão de estoque sazonal?
Os principais KPIs para a gestão de estoque sazonal são:
- Taxa de rotatividade de estoque (calcula a eficiência na gestão do estoque);
- Tempo médio de entrega (verifica o tempo que os pedidos levam para serem entregues);
- Taxa de retorno de produtos (indica a quantidade de produtos devolvidos em relação aos vendidos).
É possível adaptar a gestão de estoque sazonal para empresas de pequeno porte?
Sim. A chave é ajustar a escala de planejamento e análise de dados para o tamanho e necessidades específicas da empresa, considerando a demanda, o espaço de armazenamento e a capacidade de investimento.
Dark Store é uma boa alternativa para a gestão de estoque sazonal?
Para evitar gastos extras com mão de obra temporária ou hora extra de funcionários, o ideal é manter o ritmo de produção regular ao longo do ano. Como as Dark Stores oferecem proteção e segurança para os produtos através da gestão de estoque eficiente, o modelo pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio. Outro fator vantajoso é que no período das datas comemorativas, os seus clientes podem contar com entregas rápidas e fretes baratos.
Como a Grin Store atua como um serviço suplementar de entrega?
A Grin Store pode te auxiliar no processo de distribuição, oferecendo agilidade e eficiência, principalmente durante períodos de alta demanda. Para as entregas, nós trabalhamos em conjunto com parceiros de entrega, então ainda podemos complementar o serviço de transporte que a sua empresa demanda.