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O cenário tecnológico da Logística 4.0 criou novas demandas para as empresas alcançarem o sucesso, entre elas a adequação de uma nova realidade com automatização de processos, centralização de dados e utilização de inteligência artificial na logística

Por ser uma mudança com grande impacto e aderência, a implementação das transformações digitais na logística estão se popularizando, resultando no barateamento das ferramentas tecnológicas e maior acessibilidade às empresas de diferentes portes, das maiores até as médias e pequenas.

Para evitar o risco de um eventual impacto negativo, as empresas precisam se atualizar e saber como utilizar estas ferramentas eficientemente. Então, confira a seguir o que é a inteligência artificial, como ela funciona na logística, os resultados para as empresas adeptas, como esse investimento é importante para o seu negócio e como uma Dark Store pode ser uma solução para o seu empreendimento. 

Entenda mais sobre a inteligência artificial na logística:

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de ler, armazenar e interpretar dados. Ela também consegue simular a capacidade de aprendizado e raciocínio, estando apta a executar ações automaticamente e tomar decisões inteligentes baseadas em dados. 

Como a ferramenta consegue centralizar e armazenar informações, quanto mais informações disponíveis no banco de dados sobre os processos, mais assertiva e eficiente será a IA.

inteligencia logistica

Como a inteligência artificial funciona na logística?

A utilização de inteligência artificial na Logística 4.0 acontece junto a outras tecnologias, como o Machine Learning (aprendizado das máquinas em português), Big Data (grande conjunto de dados em português) e Internet of Things (internet das coisas em português). 

Com isso, a inteligência artificial funciona para

  • Automatizar os processos repetitivos e burocráticos;
  • Coletar e analisar métricas e resultados de indicadores de desempenho (KPIs) sobre os processos;
  • Integrar sistemas;
  • Garantir a gestão inteligente e a assertividade das etapas;
  • Reduzir custos;
  • Agilizar processos;
  • Monitorar a localização dos produtos em tempo real.

Como isso afeta a qualidade do serviço, a satisfação dos clientes e a percepção da marca no mercado, fatores com influência no sucesso do empreendimento, a utilização da IA na logística demonstra ser muito importante para as empresas. 

A importância de usar a inteligência artificial na logística

A atuação da inteligência artificial se tornou uma tendência na indústria por ser fundamental para aumentar a eficiência e a melhoraria contínua dos processos ao oferecer melhores soluções e planejamentos para a gestão de: estoque, rotas, transportes, recursos e equipe.

Com a implementação da inteligência artificial, os processos são automatizados e abre espaço para entender onde estão os problemas logísticos e reformulação do plano de ação em busca de eficiência e precisão. Então, a partir da redefinição de prioridades e implementação de medidas corretivas para melhorar a Supply Chain (cadeia de suprimentos), há maior organização, controle e agilidade sobre os processos

Além disso, com a coleta de dados feitas diariamente nos diversos programas, softwares e aplicativos tecnológicos, a IA tem informações atualizadas e em abundância no banco de dados dela para serem analisados. 

Um exemplo da atuação da inteligência artificial na logística pode ser percebido a partir de uma solicitação de devolução por avaria. Após o pedido de troca ou devolução estar no sistema, a AI computa a necessidade de logística reversa, altera a rota de um motorista que já está em rota de entrega para incluir esta coleta, e, ao mesmo tempo, resolve as questões burocráticas.

Leia mais: Roteirização de entrega: o que é e qual a importância para o seu negócio?

As vantagens da inteligência artificial na logística

As tarefas manuais parecem simples, mas quando são muitas e em larga escala, há grande chance de erros humanos acontecerem. Além disso, dependendo do tamanho da equipe, é inviável monitorar os produtos e fazer a atualização de informações em tempo real. Então, quando comparado a realidade de processos com a utilização de IA, os cenários são bastante divergentes. 

Usar inteligência artificial na logística resulta em diversas vantagens relacionadas a otimizações da gestão de armazenagem, frotas e rotas. Isto refletem na melhora significativa da qualidade do serviço prestado e redução de custos, então, por consequência, contribuem para o crescimento rápido do negócio. 

Entenda como funciona a relação entre a utilização da inteligência artificial nas etapas logística e as vantagens disso.

Controle de estoque 

O controle inteligente do estoque atua durante o armazenamento (organização dos produtos no armazém), controle da entrada e saída de produtos do estoque em casos de logística reversa e na análise de padrões para prever a demanda pelo produto em diferentes períodos. Neste último caso a IA está atuando como preventiva visando garantir os níveis adequados de produtos em estoque, evitando a falta ou excesso. 

Uma das ferramentas utilizadas para ajudar na gestão de estoque é o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém em português). 

Leia mais: Gerenciamento de estoque: como reduzir o custo com uma Dark Store

Maior eficiência 

Com a diminuição ou eliminação da atuação humana é possível padronizar a operação, agilizar burocracias e aplicar sistemas de monitoramento e correção de erros visando a melhoria contínua dos processos. Com isso, a sua equipe trabalhará com mais eficiência e possibilitará entregas mais ágeis em prazos mais curtos.  

Diminuição de erros e custos operacionais

Devido à automatização, as tarefas são realizadas em menor tempo e os processos são mais assertivos e eficientes. Com isso, a produtividade aumenta e os custos diminuem pela melhor gestão de recursos, como combustível. Logo, a margem de lucro aumenta

Serviço de qualidade e a experiência do cliente 

Com a otimização, agilidade e assertividade dos processos, é possível oferecer menores prazos de entrega/entregas rápidas sem erros ou defeitos e preços mais atrativos. Com isso, a satisfação dos clientes aumenta e mais deles viram clientes fieis da sua marca

Credibilidade e diferenciação

É importante se destacar e ter diferenciais competitivos neste cenário atual. Então, com a boa reputação com os clientes, é agregado valor à imagem do empreendimento. 

Melhor tomada de decisão e análises preditivas

Em processos manuais é fácil acontecerem erros, principalmente pela abundância de informações a serem consideradas diariamente. O problema é que erros, ainda mais em situações recorrentes, custam caro. Com a inteligência artificial os erros diminuem, afinal, os dados são coletados ao longo do tempo e ficam centralizados em um software. 

Então, para a tomada de decisão em tempo real ou para antecipar situações, como a reposição de estoque, manutenção de veículos, estimativa de tempo de entrega, entre outros. Assim, a AI analisará estas informações nos bancos de dados e ainda poderá cruzá-las com outros dados.

Por envolver tecnologia é comum o pensamento de que será necessário um alto investimento financeiro, entretanto, isso não é necessariamente verdade. 

Uma solução mais em conta para ter os benefícios oferecidos pela inteligência artificial é a contratação de Dark Stores. Estes mini centros de distribuição fulfillment são uma alternativa para diversos problemas logísticos e um dos motivos disso é pela utilização da tecnologia. Então, são uma estratégia atraente para empresas de pequeno ou médio porte delegarem o processo logístico, ou para empresas de grande porte complementarem a distribuição. 

A sua empresa está tirando o melhor aproveito do uso da inteligência artificial na logística?

A inteligência artificial é uma tecnologia que contribui com diversos benefícios para a logística, tornando os processos logísticos mais assertivos e aumentando a lucratividade. Por uma questão de competitividade das empresas, essa implementação está sendo um pré-requisito para se manter no mercado. Então, quando for selecionar parceiros, é importante escolher os que investem em tecnologia e processos inteligentes. 

Para o futuro há promessas de entregas em drones e transportes automatizados, entretanto, no cenário atual outras alternativas são mais viáveis financeiramente, como o investimento em ferramentas IA no processo logístico da própria empresa ou terceirizando a logística a estruturas como Dark Stores. 

Se você tem interesse nesta solução logística, entre em contato conosco para entender melhor sobre as nossas soluções.

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Dúvidas frequentes sobre inteligência artificial na logística:

O que é inteligência artificial na logística?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de ler, armazenar e interpretar dados. Ela também consegue simular a capacidade de aprendizado e raciocínio, estando apta a executar ações automaticamente e tomar decisões inteligentes baseadas em dados.

Como a inteligência artificial é usada na logística?

A inteligência artificial na logística é usada para:

  • Automatizar os processos repetitivos e burocráticos;
  • Coletar e analisar métricas e resultados de indicadores de desempenho (KPIs) sobre os processos;
  • Integrar sistemas;
  • Garantir a gestão inteligente e a assertividade das etapas;
  • Reduzir custos;
  • Agilizar processos;
  • Monitorar a localização dos produtos em tempo real.

Qual a relação entre a inteligência artificial e os custos operacionais?

Devido à automatização possibilitada pela inteligência artificial, as tarefas são realizadas em menor tempo e os processos são mais assertivos e eficientes. Com isso, a produtividade aumenta e os custos diminuem pela melhor gestão de recursos, como combustível. Logo, a margem de lucro aumenta.

Como a inteligência artificial é usada no controle de estoque?

A inteligência artificial atua no controle de estoque de 3 formas:

  • Armazenamento: organização dos produtos no armazém;
  • Inventário: controlando a entrada e saída de produtos do estoque;
  • Previsão de demandas: análise de padrões e cruzamento de dados para entender a demanda pelo produto em diferentes períodos visando garantir níveis adequados de produtos em estoque.