O cenário tecnológico da Logística 4.0 criou novas demandas para as empresas alcançarem o sucesso, entre elas a adequação de uma nova realidade com automatização de processos, centralização de dados e utilização de inteligência artificial na logística.
Por ser uma mudança com grande impacto e aderência, a implementação das transformações digitais na logística estão se popularizando, resultando no barateamento das ferramentas tecnológicas e maior acessibilidade às empresas de diferentes portes, das maiores até as médias e pequenas.
Para evitar o risco de um eventual impacto negativo, as empresas precisam se atualizar e saber como utilizar estas ferramentas eficientemente. Então, confira a seguir o que é a inteligência artificial, como ela funciona na logística, os resultados para as empresas adeptas, como esse investimento é importante para o seu negócio e como uma Dark Store pode ser uma solução para o seu empreendimento.
Entenda mais sobre a inteligência artificial na logística:
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de ler, armazenar e interpretar dados. Ela também consegue simular a capacidade de aprendizado e raciocínio, estando apta a executar ações automaticamente e tomar decisões inteligentes baseadas em dados.
Como a ferramenta consegue centralizar e armazenar informações, quanto mais informações disponíveis no banco de dados sobre os processos, mais assertiva e eficiente será a IA.
Como a inteligência artificial funciona na logística?
A utilização de inteligência artificial na Logística 4.0 acontece junto a outras tecnologias, como o Machine Learning (aprendizado das máquinas em português), Big Data (grande conjunto de dados em português) e Internet of Things (internet das coisas em português).
Com isso, a inteligência artificial funciona para:
- Automatizar os processos repetitivos e burocráticos;
- Coletar e analisar métricas e resultados de indicadores de desempenho (KPIs) sobre os processos;
- Integrar sistemas;
- Garantir a gestão inteligente e a assertividade das etapas;
- Reduzir custos;
- Agilizar processos;
- Monitorar a localização dos produtos em tempo real.
Como isso afeta a qualidade do serviço, a satisfação dos clientes e a percepção da marca no mercado, fatores com influência no sucesso do empreendimento, a utilização da IA na logística demonstra ser muito importante para as empresas.
A importância de usar a inteligência artificial na logística
A atuação da inteligência artificial se tornou uma tendência na indústria por ser fundamental para aumentar a eficiência e a melhoraria contínua dos processos ao oferecer melhores soluções e planejamentos para a gestão de: estoque, rotas, transportes, recursos e equipe.
Com a implementação da inteligência artificial, os processos são automatizados e abre espaço para entender onde estão os problemas logísticos e reformulação do plano de ação em busca de eficiência e precisão. Então, a partir da redefinição de prioridades e implementação de medidas corretivas para melhorar a Supply Chain (cadeia de suprimentos), há maior organização, controle e agilidade sobre os processos.
Além disso, com a coleta de dados feitas diariamente nos diversos programas, softwares e aplicativos tecnológicos, a IA tem informações atualizadas e em abundância no banco de dados dela para serem analisados.
Um exemplo da atuação da inteligência artificial na logística pode ser percebido a partir de uma solicitação de devolução por avaria. Após o pedido de troca ou devolução estar no sistema, a AI computa a necessidade de logística reversa, altera a rota de um motorista que já está em rota de entrega para incluir esta coleta, e, ao mesmo tempo, resolve as questões burocráticas.
Leia mais: Roteirização de entrega: o que é e qual a importância para o seu negócio?
As vantagens da inteligência artificial na logística
As tarefas manuais parecem simples, mas quando são muitas e em larga escala, há grande chance de erros humanos acontecerem. Além disso, dependendo do tamanho da equipe, é inviável monitorar os produtos e fazer a atualização de informações em tempo real. Então, quando comparado a realidade de processos com a utilização de IA, os cenários são bastante divergentes.
Usar inteligência artificial na logística resulta em diversas vantagens relacionadas a otimizações da gestão de armazenagem, frotas e rotas. Isto refletem na melhora significativa da qualidade do serviço prestado e redução de custos, então, por consequência, contribuem para o crescimento rápido do negócio.
Entenda como funciona a relação entre a utilização da inteligência artificial nas etapas logística e as vantagens disso.
Controle de estoque
O controle inteligente do estoque atua durante o armazenamento (organização dos produtos no armazém), controle da entrada e saída de produtos do estoque em casos de logística reversa e na análise de padrões para prever a demanda pelo produto em diferentes períodos. Neste último caso a IA está atuando como preventiva visando garantir os níveis adequados de produtos em estoque, evitando a falta ou excesso.
Uma das ferramentas utilizadas para ajudar na gestão de estoque é o WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém em português).
Leia mais: Gerenciamento de estoque: como reduzir o custo com uma Dark Store
Maior eficiência
Com a diminuição ou eliminação da atuação humana é possível padronizar a operação, agilizar burocracias e aplicar sistemas de monitoramento e correção de erros visando a melhoria contínua dos processos. Com isso, a sua equipe trabalhará com mais eficiência e possibilitará entregas mais ágeis em prazos mais curtos.
Diminuição de erros e custos operacionais
Devido à automatização, as tarefas são realizadas em menor tempo e os processos são mais assertivos e eficientes. Com isso, a produtividade aumenta e os custos diminuem pela melhor gestão de recursos, como combustível. Logo, a margem de lucro aumenta.
Serviço de qualidade e a experiência do cliente
Com a otimização, agilidade e assertividade dos processos, é possível oferecer menores prazos de entrega/entregas rápidas sem erros ou defeitos e preços mais atrativos. Com isso, a satisfação dos clientes aumenta e mais deles viram clientes fieis da sua marca.
Credibilidade e diferenciação
É importante se destacar e ter diferenciais competitivos neste cenário atual. Então, com a boa reputação com os clientes, é agregado valor à imagem do empreendimento.
Melhor tomada de decisão e análises preditivas
Em processos manuais é fácil acontecerem erros, principalmente pela abundância de informações a serem consideradas diariamente. O problema é que erros, ainda mais em situações recorrentes, custam caro. Com a inteligência artificial os erros diminuem, afinal, os dados são coletados ao longo do tempo e ficam centralizados em um software.
Então, para a tomada de decisão em tempo real ou para antecipar situações, como a reposição de estoque, manutenção de veículos, estimativa de tempo de entrega, entre outros. Assim, a AI analisará estas informações nos bancos de dados e ainda poderá cruzá-las com outros dados.
Por envolver tecnologia é comum o pensamento de que será necessário um alto investimento financeiro, entretanto, isso não é necessariamente verdade.
Uma solução mais em conta para ter os benefícios oferecidos pela inteligência artificial é a contratação de Dark Stores. Estes mini centros de distribuição fulfillment são uma alternativa para diversos problemas logísticos e um dos motivos disso é pela utilização da tecnologia. Então, são uma estratégia atraente para empresas de pequeno ou médio porte delegarem o processo logístico, ou para empresas de grande porte complementarem a distribuição.
A sua empresa está tirando o melhor aproveito do uso da inteligência artificial na logística?
A inteligência artificial é uma tecnologia que contribui com diversos benefícios para a logística, tornando os processos logísticos mais assertivos e aumentando a lucratividade. Por uma questão de competitividade das empresas, essa implementação está sendo um pré-requisito para se manter no mercado. Então, quando for selecionar parceiros, é importante escolher os que investem em tecnologia e processos inteligentes.
Para o futuro há promessas de entregas em drones e transportes automatizados, entretanto, no cenário atual outras alternativas são mais viáveis financeiramente, como o investimento em ferramentas IA no processo logístico da própria empresa ou terceirizando a logística a estruturas como Dark Stores.
Se você tem interesse nesta solução logística, entre em contato conosco para entender melhor sobre as nossas soluções.
Se você gostou do artigo, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!
Dúvidas frequentes sobre inteligência artificial na logística:
O que é inteligência artificial na logística?
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de ler, armazenar e interpretar dados. Ela também consegue simular a capacidade de aprendizado e raciocínio, estando apta a executar ações automaticamente e tomar decisões inteligentes baseadas em dados.
Como a inteligência artificial é usada na logística?
A inteligência artificial na logística é usada para:
- Automatizar os processos repetitivos e burocráticos;
- Coletar e analisar métricas e resultados de indicadores de desempenho (KPIs) sobre os processos;
- Integrar sistemas;
- Garantir a gestão inteligente e a assertividade das etapas;
- Reduzir custos;
- Agilizar processos;
- Monitorar a localização dos produtos em tempo real.
Qual a relação entre a inteligência artificial e os custos operacionais?
Devido à automatização possibilitada pela inteligência artificial, as tarefas são realizadas em menor tempo e os processos são mais assertivos e eficientes. Com isso, a produtividade aumenta e os custos diminuem pela melhor gestão de recursos, como combustível. Logo, a margem de lucro aumenta.
Como a inteligência artificial é usada no controle de estoque?
A inteligência artificial atua no controle de estoque de 3 formas:
- Armazenamento: organização dos produtos no armazém;
- Inventário: controlando a entrada e saída de produtos do estoque;
- Previsão de demandas: análise de padrões e cruzamento de dados para entender a demanda pelo produto em diferentes períodos visando garantir níveis adequados de produtos em estoque.