Com o aumento no número de compras online, a logística de distribuição se tornou uma fase importante para garantir que o cliente não receba o produto com avarias e também para otimizar o valor do frete, o tempo e o prazo de entrega.
Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui citada no portal Terra apontou que os principais motivos para a desistência da compra foram o valor do frete (63,9% dos entrevistados) e o longo prazo até a entrega (18,6% dos entrevistados).
Inclusive, é provável que você já tenha desistido de algum produto no carrinho por motivos semelhantes.
Outra pesquisa, feita pelo SEMRush também citada no portal Terra, mostrou que 40% dos entrevistados aceitam o alto valor do frete apenas mediante a promessa de entrega expressa.
Então, como a agilidade e preços são fatores que influenciam fortemente na decisão de compra, a preocupação com a satisfação do cliente é crescente no mercado.
Entenda sobre o funcionamento de cada uma das cinco etapas da logística de distribuição, a importância deste sistema e como torná-lo mais eficiente.
Navegue e aprenda mais sobre a logística de distribuição:
Como funciona a logística de distribuição?
A logística de distribuição engloba cinco etapas em cadeia que envolvem diferentes setores da empresa, ou seja, para uma etapa avançar, é necessário que a anterior seja concluída. Por exemplo, um produto precisa ser embalado e ter as documentações emitidas na fase de expedição antes de ser enviado para a entrega.
Entenda um pouco sobre cada uma das etapas da fase de distribuição:
Gestão de transporte
Para otimizar o tempo e tentar os diminuir os custos (com o transporte em si e do valor do frete), é necessário escolher o modal ideal considerando que o veículo responsável pelo transporte tenha estrutura para fazer as entregas com qualidade e agilidade. Também deve ser decidido se as entregas serão realizadas por uma empresa terceirizada ou por frota própria.
Então, caso haja utilização das Dark Stores da Grin Store, você pode escolher se responsabilizar pelo transporte ou pode terceirizar a entrega aos entregadores da Grin.
Expedição dos produtos
Para diminuir as chances de erros e de devoluções, essa etapa deve garantir que não existem avarias no(s) produto(s) e que o pedido esteja correto em relação à quantidade e ao item (cor, modelo, tamanho).
No caso de alimentos, a inspeção precisa ser mais detalhada, pois é importante prestar atenção ao prazo de validade, por exemplo.
Essa checagem é realizada durante a fase de expedição, responsável por emitir a documentação, além da separação (picking), da embalagem (packing) e do envio para a entrega.
Para agilizar esse processo e ter mais segurança, em relação aos dados coletados, são utilizadas ferramentas de Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) e estratégias de Stock Keeping Unit para etiquetagem dos produtos.
Gestão de fretes
Na gestão de fretes é calculado o valor do frete (considerando a distância entre o estoque e o local de entrega), e conferida se a decisão do tamanho e do tipo de veículo correspondem com o que precisa ser entregue. Então, as decisões desse momento também podem diminuir os custos de frete e agilizar as entregas.
Uma solução para oferecer fretes mais baratos e rapidez nos processos é a utilização das Dark Stores. A localização privilegiada nas principais capitais, possibilita a oferta de entregas expressas e o menor custo de frete devido à proximidade com o consumidor.
Análise e monitoramento de KPI’s
Os KPI’s (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Performance, é um método para medir a eficiência dos processos. Entretanto, é importante selecionar aqueles que correspondem as estratégias e as metas da empresa para que a análise seja feita corretamente. Além disso, essas medições devem ser realizadas constantemente para acompanhar as possíveis alterações ao longo do tempo.
Assim, para medir a eficiência da roteirização das entregas, por exemplo, um dos possíveis KPI’s é o tempo em trânsito. Já para verificar o desempenho na fase de expedição, um bom indicador é a frequência de produtos devolvidos.
Após a coleta dos resultados, será possível identificar erros e falhas dos processos logísticos. Então, a empresa deve criar medidas estratégicas para corrigir e prevenir os erros, evitando que eles continuem acontecendo com recorrência. Por consequência, há aumento da produtividade e diminuição do prejuízo.
Roteirização das entregas
Para conseguir cumprir os prazos, garantir a segurança dos produtos, economizar tempo e reduzir custos operacionais, a roteirização das entregas é indispensável.
A otimização do itinerário das entregas deve ser feita considerando a localização dos clientes, os prazos para a entrega e as características da cidade (como locais perigosos e horário de trânsito intenso). Por isso, é relevante que o roteiro criado seja seguido pela equipe responsável.
Por que a logística de distribuição é importante?
Com uma boa logística de distribuição, o fluxo dos processos é contínuo, a comunicação entre as áreas é assídua, há melhor gerenciamento de tempo e também maior controle dos processos.
Por consequência, os resultados da distribuição eficiente são vantajosos tanto para os clientes quanto para a empresa.
Vantagens para a empresa:
- Melhor gestão de recursos (como gasolina, equipe de funcionários e rotas de entregas);
- Veracidade das informações;
- Gestão de estoque;
- Entregas mais rápidas e assertivas;
- Redução de custos (possibilitando o aumento da lucratividade ou redução de preço do produto);
- Diferencial competitivo e melhoria de imagem no mercado;
- Bom relacionamento com o cliente;
- Diminuição de erros e falhas;
- Aumento das vendas ao oferecer entregas rápidas e fretes baratos.
Vantagens para o consumidor:
- Produto sempre em estoque;
- Prazos curtos para a entrega;
- Menor preço do produto;
- Frete mais barato.
Sendo assim, a agilidade do serviço e a qualidade das entregas afetam as despesas, o tempo dos processos e a percepção por parte dos clientes.
Para evitar a tendência mostrada na pesquisa do blog da Zendesk, em que 50% dos clientes não retornam para uma segunda compra na empresa após uma experiência ruim e que 80% desistem após uma segunda experiência desagradável, as empresas tomam medidas pensando na satisfação do cliente.
Por isso, cada vez mais as empresas investem em estratégias para aumentar a eficiência e produtividade visando garantir a chegada dos produtos no prazo e com segurança ao destino.
Como tornar a etapa da distribuição mais eficiente?
A dinâmica da logística de distribuição depende do controle dos processos logísticos e também da movimentação do produto. Por isso, para alcançar bom desempenho e eficiência, é necessário investir no operacional e no estratégico.
Confira dicas de como otimizar o sistema de distribuição:
- Mapeie os processos da empresa para identificar gargalos na operação;
- Planeje as etapas logísticas para corrigir e prevenir erros e falhas;
- Invista na organização e espaço da infraestrutura, além da preservação adequada das mercadorias;
- Terceirização de etapas logísticas;
- Sistema de gestão integrada para promover a centralizar processos, informações e esforço da equipe.
Qual deve ser o próximo passo da sua empresa para melhorar a logística de distribuição?
Você já sabe as vantagens do bom funcionamento de uma logística de distribuição e como esse sistema ajuda a empresa a corresponder a expectativa dos clientes. Agora, descubra como as Dark Stores podem servir de soluções para o seu negócio.
Descubra 4 motivos para melhorar os seus resultados com a contratação de Dark Store
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Dúvidas frequentes sobre logística de distribuição
O que é logística de distribuição?
Logística de distribuição é um conjunto de processos que envolve a movimentação, o armazenamento e a entrega de produtos.
Por que a logística de distribuição é importante para as empresas?
A logística de distribuição é importante porque impacta na agilidade e qualidade das entregas, contribuindo para os produtos serem entregues no prazo, em boas condições e com o menor custo possível.
Assim, é um dos setores responsáveis pela satisfação dos clientes e imagem da empresa no mercado.
Quais são as etapas da logística de distribuição?
As cinco etapas da logística de distribuição são:
Gestão de transporte;
Fase de expedição;
Gestão de frete;
Análise e monitoramento de KPI’s;
Roteirização das entregas.
Como funciona a gestão de transporte na logística de distribuição?
A gestão de transporte envolve a escolha do modal ideal e a definição se as entregas serão realizadas por empresa terceirizada ou por frota própria.
O que é a fase de expedição na logística de distribuição?
A fase de expedição na logística de distribuição é responsável por emitir a documentação, pela separação (picking), embalagem (packing) e envio para a entrega.
Qual é a importância da gestão de fretes na logística de distribuição?
A gestão de fretes é importante na logística de distribuição porque ela envolve o cálculo do valor do frete e a definição do tamanho e do tipo de veículo necessário para a entrega. Nesta fase também são buscadas soluções para diminuir os custos de frete e agilizar as entregas.
O que são KPIs e por que são importantes na logística de distribuição?
Os KPIs são indicadores-chave de desempenho que ajudam a medir a eficiência dos processos na logística de distribuição. Eles são importantes porque permitem que as empresas identifiquem os erros e falhas dos processos logísticos e criem medidas estratégicas para corrigi-los e preveni-los.
Quais são os benefícios da roteirização das entregas na logística de distribuição?
Os benefícios da roteirização das entregas na logística de distribuição incluem o cumprimento dos prazos, a segurança dos produtos e a economia de custos.