As transformações no setor industrial acontecem há séculos e são fortemente influenciadas por grandes eventos, como foi o caso com as revoluções industriais. A partir da terceira aconteceu a globalização e a popularização da internet.
Conforme os avanços aconteciam, a tecnologia foi sendo introduzida no cotidiano das pessoas e das indústrias. Até que, na fase atual, referenciada no ramo logístico como logística 4.0, as indústrias estão realizando a transição dos processos manuais para a automatização.
Há ferramentas e sistemas tecnológicos que contribuem para essa automatização de processos e informações, mas também para a robotização e expansão para o ambiente ciber-físico.
Por enquanto essas soluções tecnológicas são consideradas diferenciais competitivos, mas, com o crescente aumento das vendas pelo e-commerce, virar adepto da tecnologia em logística tem se tornado cada vez mais um pré-requisito para um empreendimento de sucesso.
Por isso, ao longo desse texto serão abordados tópicos sobre como acontece a aplicação da tecnologia na logística, os benefícios para o seu empreendimento e as tendências de inovações para os próximos anos.
Navegue e saiba mais sobre a tecnologia atrelada ao processo logístico:
Qual a relação entre tecnologia e logística?
O processo logístico é formado por diversas etapas em cadeia que devem ter como objetivo principal entregar o produto certo, no local correto, o mais rápido o possível e com o menor custo.
Quando os processos são realizados manualmente, são lentos e possuem maior chance de erros, por consequência sendo menos confiáveis. Então, a tecnologia surge para suprir diversas demandas da modernidade, como agilidade, serviço de qualidade, precisão e acompanhamento em tempo real.
Essa implementação da tecnologia no setor logístico é possível devido à Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT em inglês), que torna viável a conexão via internet, a hospedagem na nuvem e a coleta de dados. Mais especificamente no caso da logística, a IoT possibilita a integração de plataformas e máquinas para criar uma rede de informação e comunicação em tempo real.
Dessa forma, o uso da tecnologia em logística está se tornando uma estratégia importante para alcançar o bom desempenho e a máxima eficiência. Entretanto, é importante saber explorar as funções das ferramentas para ajudar nos insights.
Entenda melhor como algumas tecnologias ajudam no processo logístico:
Warehouse Management System (WMS)
O WMS é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoque ao realizar o endereçamento, facilitar a localização dos produtos e coletar informações sobre o estoque.
Além disso, o WMS também ajuda a diminuir os custos de armazenagem, a aumentar a produtividade e a agilizar a entrega.
Enterprise Resource Planning (ERP)
Se um pedido de compra é efetuado, os funcionários do estoque conseguem ter acesso à informação e prosseguir com as fases graças ao Sistema ERP.
Essa ferramenta atualiza as informações de diferentes setores em tempo real, o que contribui para o mapeamento dos processos e para a integração das tarefas e das informações.
Dessa forma, é um modelo que facilita a comunicação entre os departamentos, o acesso a informações e a tomada de decisões, além disso, ajuda na identificação de erros e de falhas.
Além desses benefícios específicos para a fase específica em que a ferramenta atua, a aplicação da tecnologia nas diferentes etapas da cadeia logística resultam em benefícios no cenário micro e macro.
As vantagens de aliar tecnologia com a logística
As principais contribuições do uso da tecnologia em logística estão relacionadas a gestão, integração e padronização dos processos. Esses fatores refletem na simplificação e agilização das etapas e da entrega do produto, além de contribuir para a formação de uma base de dados verídica, para a melhora na comunicação entre os departamentos e para o aumento na qualidade do serviço.
Então, além do benefício interno de ter os processos logísticos otimizados, as vantagens também acontecem para o cenário externo, como o ganho de potencial para destacar-se diante da concorrência ao gerar valor e ter boa reputação.
Confira os benefícios das ferramentas tecnológicas para a sua empresa:
Simplificação, controle e integração de processos
Com a tecnologia, muitos processos são automatizados. Então, o acompanhamento contínuo do produto ao longo das etapas em tempo real acontece com a ajuda de ferramentas de integração, permitindo maior controle sobre os processos.
Esse monitoramento ajuda a identificar falhas e erros no processo, abrindo espaço para corrigir e minimizar as chances de acontecerem recorrentemente. Dessa forma, os processos vão sendo padronizados e o fluxo e o dinamismo são agilizados.
Se o produto estiver em rota de entrega, por exemplo, essa ferramenta possibilita sugerir ao entregador uma mudança de trajetória caso sejam identificadas situações que resultem em atrasos ou comprometimento dos produtos.
Para o cliente isso também é uma vantagem, pois consegue acompanhar a entrega e se programar para recebê-la, por exemplo.
Processamento dos dados
A coleta de dados relevantes é um dos processos executados automaticamente, trazendo maior segurança em relação à veracidade das informações. Além disso, com a centralização das informações em uma mesma plataforma, o acesso é rápido e pode ser feito à distância.
Juntando esses pontos, é possível fazer análises e ter direcionamentos mais certeiros para tomar decisões e traçar estratégias.
Atuação remota
Muitos softwares estão investindo em suportes para torná-los mais acessíveis. Por isso, estão disponíveis para plataformas mobile como tablets e smartphones, às vezes até no formato de aplicativos.
Redução de custos
Quando os processos são eficientes, a gestão financeira é mais saudável. Isso acontece porque como as tarefas são executadas rapidamente e com menos erros, os custos diminuem e a lucratividade aumenta.
Melhor relação com os clientes
O termo Customer Relationship Management (CRM), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é importante para a reputação das empresas e para entender melhor as demandas e o perfil do público-alvo. Por isso, a busca por uma relação mais próxima com o cliente é crescente.
Então, para oferecer aos clientes características atribuídas a um serviço de qualidade, a tecnologia tem o papel de ajudar na entrega rápida e agilidade nos processos. Dessa forma, a empresa ganha reputação positiva e a fidelização do consumidor.
Apesar do grande suporte que a tecnologia já oferece ao processo logístico, esse cenário ainda tem muito potencial de mudanças e melhoras nos próximos anos.
Tendências da logística para os próximos anos
As tendências do setor logístico apontam para o desenvolvimento de tecnologias que oferecem a otimização dos resultados e, principalmente, que aumentem a independência dos processos através da automação.
Apesar dessas soluções tecnológicas demandarem grandes investimentos financeiros, o rápido desenvolvimento da inteligência artificial torna essas promessas do futuro cada dia mais próximas.
Por isso, as tendências para um futuro breve são:
- Transportes autônomos como caminhões que não precisam de motoristas;
- Drones;
- Impressoras 3D.
Algumas opções já estão em fase de teste, mas não há exatamente uma previsão para serem inseridas no mercado, seja pelo alto custo ou falta de preparo do mercado.
Enquanto isso, uma tendência que está crescendo e deve ganhar muitos adeptos nos próximos anos são as Dark Stores.
Como a sua empresa aplica a tecnologia na logística?
Com os argumentos apresentados neste texto, é possível compreender melhor sobre esse cenário da tecnologia em logística e entender a importância e os benefícios desse investimento.
Então, o próximo passo é questionar o quanto a estratégia utilizada atualmente pelo seu empreendimento está trazendo resultados. A partir disso, será possível traçar estratégias e buscar soluções para otimizá-los.
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Dúvidas frequentes sobre tecnologia em logística
Por que é importante investir em tecnologia no setor logístico?
Investir em tecnologia na logística traz diversos benefícios à empresa, tanto no cenário interno quanto no externo.
No cenário interno há a otimização dos resultados da empresa com:
- Agilidade;
- Menos custos;
- Integração dos processos;
- Melhor comunicação e maior produtividade dos funcionários;
- Diminuição de erros e falhas, diminuindo retrabalho.
No externo há:
- Destaque diante da concorrência ao gerar valor;
- Reconhecimento positivo para a reputação da marca;
- Satisfação do cliente.
Além disso, os clientes também são beneficiados ao ter serviço de qualidade, ágil e entregas rápidas.
Por que a logística de distribuição é importante?
As Dark Stores começaram a se destacar durante a pandemia de Covid-19. Conhecidas como “loja escura” ou “loja oculta”, as Dark Stores são centros de distribuição de tamanho reduzido que estão localizados em pontos estratégicos dos centros urbanos.
Com as várias limitações do período de pandemia, elas foram uma solução para oferecer um serviço rápido e de qualidade, pois são modernas e recorrem à tecnologia.
As principais vantagens são:
- Entrega expressa (same day delivery);
- Otimização de processos logísticos com Drop Size;
- Controle de inventário;
- Comunicação constante e em tempo real sobre a movimentação do produto nas etapas logísticas;
- Equipe treinada;
- Localização estratégica nas capitais.
No caso das Dark Stores da Grin Store também há entregadores próprios, garantia dos produtos nos depósitos, suporte contábil e valor fixo de pagamento.