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Atualmente, as empresas se encontram em um mar de informações com o grande volume de dados gerados noite e dia. Aquelas que não conseguem analisar com precisão essa variedade de detalhes ficam sujeitas a decisões que podem se mostrar prejudiciais para o seu negócio. Seja em qualquer etapa da cadeia produtiva, os indicadores de desempenho pedem uma observação constante.

Não é à toa que diversas empresas investem em tecnologia para o gerenciamento de dados e conectividade, de maneira a permitir o acesso a essas informações sempre que necessário. O fluxo intenso de informações é uma característica do momento atual na logística 4.0.

Para auxiliar os gestores, separamos três indicadores logísticos da supply chain que são essenciais e devem estar sempre em acompanhamento. Confira quais são eles e o motivo da sua importância.

Navegue e aprenda mais sobre os indicadores na supply chain

O que é a supply chain?

Primeiramente, cabe relembrar o conceito. O termo em inglês faz referência a cadeia de suprimentos, em um contexto mais específico, a todos os processos que impactam diretamente na vida útil do produto.

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O que é supply chain e como ela funciona?

Por conta dessa definição, a gestão da cadeia de suprimentos envolve garantir a eficiência dessas operações nos mais diversos setores, como finanças e logística, para que a empresa alcance os objetivos traçados.

O melhor método para garantir que esse gerenciamento ocorra de forma efetiva é com base na utilização dos KPIs. Vamos trazer um pouco mais a respeito dos indicadores de desempenho.

Funcionário avaliando os indicadores da supply chain no notebook dentro de um estoque

Qual é o conceito de um indicador de desempenho?

Um KPI (Key Performance Indicator) ou Indicador-Chave de Performance são métricas estabelecidas para monitorar o progresso e eficiência dos processos de uma empresa. Através deles, os gestores conseguem analisar a proximidade em relação às metas, realizar o benchmarking comparativo com a concorrência e identificar pontos fortes ou fracos nas operações.

Transformar as informações colhidas por esses dados em suporte para as decisões é o grande desafio da era atual. Muito por conta disso, os KPIs devem ser precisos, mensuráveis e de fácil entendimento.

Por conta da sua importância, diversos indicadores foram desenvolvidos de forma a permitir um acompanhamento mais detalhado dos processos na cadeia de suprimentos. Em virtude de envolver diversos setores da empresa, é comum ficar confuso quanto a importância de algumas métricas. Por isso, separamos os KPIs de logística mais importantes dentro da supply chain.

Os principais KPIs de logística na supply chain

Os indicadores logísticos na supply chain podem aparecer em várias etapas e com categorias diferentes, pois estão constantemente relacionados ao custo/lucro, a qualidade do serviço, o tempo dos processos e a produtividade. Três dos principais são destacados abaixo pela sua capacidade em traduzir operações com grande impacto na cadeia de suprimentos:

  1. OTD
  2. OCT
  3. Giro de estoque

1 – OTD (On-time Delivery)

Falamos um pouco a respeito do OTD quando abordamos sua relação com o drop size. Esse indicador busca medir a porcentagem de pedidos entregues dentro do prazo combinado com o cliente. Por isso, sua relevância o torna um dos principais KPIs para acompanhar durante a cadeia de suprimentos.

O cálculo do OTD

Podemos encontrar o percentual do OTD pela fórmula: N° de entregas realizadas dentro do prazo / N° de entregas realizadas no período x 100. Ao utilizar um exemplo, a visualização é ainda mais simples.

Julgando que uma empresa possui 60 entregas em um dia e 45 delas foram realizadas dentro do prazo:

N° de entregas no prazo = 45

N° de entregas no período = 60

45/60 = 0,75

0,75 x 100 = 75%

Logo, 75% das entregas foram realizadas dentro do combinado. Os números ideais estimam que o percentual do On-time Delivery deve manter-se acima de 90%. A partir desse valor, um gestor poderia começar a questionar o que tem afetado as etapas do processo.

As causas podem ser diversas, incluindo processos excessivamente demorados, o que levaria a uma avaliação do lead time abordado anteriormente. Outro motivo que constantemente é identificado nas empresas é o erro durante o picking e packing, ou seja, na separação dos pedidos.

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Qual a importância do picking e packing para a logística?

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2 – OCT (Order Cycle Time)

Um indicador logístico que visa informar ao gestor o tempo desde o processamento do pedido até a entrega ao destinatário. A medida permite entender o quão rápido a empresa atende as solicitações de seus compradores. É uma métrica essencial, principalmente na realidade dos e-commerces, uma vez que sempre estão buscando garantir entregas rápidas frente à concorrência.

O cálculo do OCT

O Order Cycle Time pode ser calculado através da fórmula: (DtE – DtP) / NP, sendo as siglas referentes aos seguintes valores.

DtE: data de entrega do pedido ao destinatário.

DtP: data de confirmação do pedido no sistema.

NP: quantidade de pedidos entregues no período.

Embora estime-se que o tempo decorrido deve ser menor do que 24 horas para entregas até 350 km do seu estoque, muitos outros fatores podem interferir no OCT, como o trânsito das grandes cidades. Por conta disso, a empresa deve buscar números condizentes com a sua realidade e possibilidade de melhoria.

Realizar um acompanhamento constante do OCT permite que os gestores identifiquem formas de acelerar o ciclo dos pedidos. Por exemplo, o posicionamento do armazém em um local muito distante ou de difícil acesso pode desacelerar a movimentação das solicitações. Nesse contexto, o apoio de uma dark store posicionada em um centro que permita melhores condições para o fluxo de produtos pode ser uma solução.

Outra possibilidade bastante procurada por e-commerces tem sido o apoio de parceiros logísticos capazes de assumir toda a operação de fulfillment e uma integração direta com a loja. Eles também são conhecidos pela sigla 3PL (Third Party Logistics, em tradução literal, “terceira parte logística”).

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3 – Giro de estoque

A definição desse indicador remete ao número de vezes que a empresa utilizou todo o seu estoque e o repôs durante um determinado período de tempo. Normalmente, um alto giro está associado a grandes volumes de vendas.

Porém, essa percepção depende do produto comercializado. Do ponto de vista dos itens de luxo, por exemplo, é comum que o seu giro de estoque seja menor e com um período de produção mais extenso. Essa tendência do mercado é explicada pelos valores elevados de comercialização e maiores exigências durante a manufatura.

O giro de estoque está frequentemente associado ao SKU (Stock Keeping Unit), principalmente, na rotina de um e-commerce, pois serve para informar aos parceiros logísticos quais itens precisam de reposição com maior frequência.

O cálculo do giro de estoque

Podemos calcular esse KPI logístico através de algumas fórmulas. A primeira envolve o número de unidades vendidas em um período dividido pela quantidade média do seu estoque. O período analisado costuma ser de um ano para dar uma visão ampla das reposições efetuadas.

Logo, se uma empresa vendeu 5.000 unidades do item em um ano e seu estoque médio é de 500 produtos: 5.000/500 = 10. Seu estoque girou 5 vezes durante aquele período.

Como a maioria das empresas trabalha com mais de um tipo de produto, o cálculo do giro de estoque costuma ser realizado com os valores do CPV (Custo dos Produtos Vendidos) e pelo valor médio do seu inventário (valor inicial do inventário + valor final dele / 2).

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Entenda o que é o Stock Keeping Unit e como ele pode auxiliar o controle do seu estoque.

Existem diversos outros KPIs na logística que servem para detalhar o resultado dos processos na supply chain

Através dos indicadores de desempenho apresentados neste texto, um gestor consegue ter uma visão ampla do sucesso das operações de entrega e gerenciamento de estoque. Ao aprofundar a análise desses KPIs, é possível descobrir gargalos e pontos de melhorias, por isso é importante sempre realizar o acompanhamento.

Confira outros conteúdos em nosso blog que podem ampliar seus conhecimentos sobre a logística e a aplicação dos indicadores de desempenho no setor. Dessa forma, você tem a garantia de se manter sempre atualizado com os principais termos e conceitos.

Não sente segurança na gestão dos processos logísticos? Fale conosco para descobrir como podemos ajudar a sua empresa.

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Dúvidas Frequentes sobre os indicadores de logística na supply chain

O que são KPIs na cadeia de suprimentos?

Os indicadores de desempenho servem para traduzir a eficiência dos processos que impactam a cadeia de suprimentos. Com o uso dos KPIs corretos, um gestor pode analisar com maiores detalhes as operações que impactam diretamente o produto.

Quais são os indicadores de supply chain?

Por sua amplitude na produção da empresa, diversos KPIs são utilizados para acompanhar a cadeia de suprimentos. Entre os três principais, por se relacionarem ao tempo dos processos, a produtividade e os custos, podemos citar:

  • OTD (On-Time Delivery)
  • OCT (Order Cycle Time)
  • Giro de Estoque