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O modelo de negócios é um tema essencial no ambiente empresarial. Através de uma definição bem estabelecida dele, todo o planejamento da criação e entrega de valor para o cliente será estruturado. Afinal, eles direcionam a comunicação, a relação entre parceiros e a cadeia produtiva.

Torna-se simples notar essas particularidades ao observar as diferenças entre comercializar com outras empresas e com o consumidor final. O próprio volume de compras varia bastante entre as duas categorias. O que também implica em diferentes estratégias de atendimento.

No contexto atual da era digital, um modelo em particular tem recebido destaque ao ser impulsionado pelo avanço dos e-commerces. Estamos falando do D2C. Mas, seu crescimento também gerou novos desafios para aquelas empresas que desejam estar adaptadas à sua realidade.

No texto a seguir, você encontrará as informações detalhadas a respeito do D2C, bem como o principal ponto de atenção para o sucesso deste conceito: o planejamento adequado da estrutura logística na cadeia de negócios.

Navegue e aprenda mais sobre o D2C na logística:

O que é o D2C?

O D2C é a sigla utilizada para encurtar o termo direct to consumer. A tradução livre mais próxima seria “direto para o consumidor” e refere-se à estrutura em que as indústrias ou fabricantes vendem o produto, sem a passagem por intermediários, para chegar ao consumidor final. Em outras palavras, a venda é realizada diretamente para o cliente.

É comum que o D2C gere confusão por semelhanças ao modelo B2C e com o objetivo de fornecer uma melhor compreensão sobre as suas diferenças, confira abaixo um resumo com os principais conceitos de negócios.

B2B

Refere-se ao modelo business to business ou “empresa para empresa”. Portanto, trata da relação comercial de uma empresa para outra pessoa jurídica.

Entre as características do B2B, podemos citar uma maior manutenção da carteira de clientes, pois estes tendem a notar o fornecedor como um parceiro de negócios. Também é comum que os pedidos realizados contem com uma maior quantidade de produtos, dada a natureza das operações empresariais.

B2C

Business to consumer ou “empresa para consumidor”, o B2C é o modelo de negócios em que a venda do produto ou serviço é realizado para uma pessoa física.

Basicamente, é o modelo comum em lojas físicas, restaurantes, salões de beleza e outros, onde a ação é feita para o cliente em si. Por isto, o B2C costuma ter um feedback melhor em comparação ao B2B e possui maior facilidade para a implantação de estratégias que buscam trazer uma melhor experiência ao consumidor.

As diferenças entre o D2C e o B2C

O principal fator de diferença entre os dois modelos de negócios é a exclusividade de uma empresa D2C ofertar os itens que ela mesmo produz, enquanto o modelo B2C atende o cliente com qualquer produto que estiver à disposição. Como um exemplo de aplicação do D2C, a indústria responsável por fornecer os produtos de beleza para um salão, passaria a efetuar a venda direta ao cliente.

Este é o motivo pelo qual o crescimento do e-commerce também representa o avanço das vendas diretas. As lojas virtuais permitem que as indústrias ofereçam seus produtos por meio de um contato imediato com o consumidor final. Não é necessária a ação de terceiros para que a venda seja finalizada com sucesso.

A comercialização sem intermediários até a chegada ao cliente traz outras vantagens para as empresas, conforme será abordado no próximo tópico.

planejamento logistica no d2c

Quais as vantagens do D2C?

Os principais benefícios na adoção de um modelo de negócios D2C podem ser apresentados em subtópicos para facilitar a sua visualização.

Experiência do consumidor

A proximidade da empresa com o cliente resulta em uma melhor percepção da marca. Os eventuais problemas são tratados diretamente com o fornecedor e isso permite identificar as dores que surgem, bem como promover as soluções com maior agilidade. A satisfação do cliente recebe um destaque superior.

Desta forma, o feedback costuma chegar à empresa com mais detalhes e torna possível uma melhor correção dos desvios operacionais ou melhorias nos procedimentos.

Aumento na receita

Ofertar diretamente ao seu cliente cria uma fonte de renda que muitas vezes fica mitigada durante a cadeia produtiva. Os custos relacionados a terceiros ou a manutenção de pontos de vendas também podem ser reduzidos no modelo D2C. Desta forma, os valores anteriormente dedicados para estas atividades passam a ser realocados, tendo em vista, as operações mais lucrativas e o aumento na sustentabilidade financeira da empresa.

Melhor controle de performance

Uma série de processos com menos agentes envolvidos até alcançar seu destino pode representar um ganho de qualidade no atendimento. As distorções causadas pela passagem em diversas etapas tendem a ser minimizadas e a empresa pode assumir maior controle sobre a otimização dos serviços nos mais diversos níveis.

Mas alcançar os resultados gerados por uma venda com qualidade até o consumidor final requer uma estrutura bem planejada, a fim de evitar gargalos entre os processos de estoque e o envio dos produtos. Por isso, a maior dificuldade para implementar um modelo funcional de D2C está ligada aos procedimentos logísticos das empresas.

Os desafios da logística para o D2C

Neste contexto, é necessário ter atenção às diversas etapas para que a logística no transporte e entrega dos produtos tenha sucesso e não representem um ponto negativo na percepção do consumidor. Em um cenário ideal, a empresa teria uma operação completa de fullfilment a sua disposição.

O fullfilment, por sua vez, envolve a integração de toda a logística e aborda as etapas necessárias para uma venda bem-sucedida, conforme são destacadas a seguir:

  • Controle do estoque e endereçamento;
  • Separação de produtos;
  • Montagem de kit (para pedidos compostos por mais de 1 item);
  • Manuseio e embalagem;
  • Impressão de etiqueta e nota fiscal;
  • Expedição (planejamento da melhor rota para a entrega).

Em virtude da complexidade envolvida na estruturação de um processo logístico completo, muitas das empresas que migram para o modelo D2C contam com parceiros especializados para cuidar dessas operações relacionadas a estocagem, separação e envio dos produtos

Normalmente, estes parceiros vão ter acesso a Dark Stores posicionadas estrategicamente para permitir um fluxo adequado de mercadorias dentro do dinamismo competitivo da atualidade. Conheça mais sobre o funcionamento e as vantagens de uma Dark Store para as suas operações no artigo específico do nosso blog.

Entendeu como o D2C pode ser um diferencial na atualidade?

Na atualidade, os clientes estão cada vez mais exigentes e impacientes. O consumo digital aumentou consideravelmente, mas trouxe desafios para os modelos de negócios tradicionais. O D2C apresenta-se como uma solução compatível aos tempos atuais para algumas empresas.

Mas para extrair o pleno funcionamento do seu potencial, é necessário garantir um suporte logístico de qualidade às operações comerciais. Toda a cadeia de movimentação das mercadorias precisa estar alinhada ao fluxo de pedidos para não se tornar um ponto fraco da marca.

Por isso, é importante contar com parceiros que tenham experiência e excelência em todos os processos logísticos.

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Dúvidas Frequentes sobre o D2C na logística

O que é D2C?

É a sigla para “direct to consumer” ou “direto para o consumidor”. Representa o modelo de negócios em que o produtor realiza a venda diretamente ao cliente. Com isso, não ocorre a passagem dos produtos por intermediários, como uma loja física ou distribuidor.

Qual a diferença entre D2C e B2C?

O D2C é um modelo aplicado quando a empresa que produz a mercadoria também passa a ofertar este por meio de canais diretos. No caso do B2C, a diferença está no fato de que empresas neste modelo podem negociar quaisquer produtos para o consumidor final.