Atualmente, lidar apenas com o foco do seu negócio não é o suficiente para manter empresas em alto grau de competitividade. Com um cenário dinâmico ao seu redor, muitas organizações descobriram necessidade de ter atenção com os mais diversos fatores responsáveis em compor o seu negócio.
Um destes envolve o reaproveitamento ou descarte de produtos. Seja do ponto de vista ambiental ou da experiência do cliente, contar com políticas claras para os processos de devolução é considerado um princípio básico nas operações empresariais. É nesse contexto que a logística reversa atua.
Para te ajudar a entender o conceito, o funcionamento e como a logística reversa pode atuar para promover a sustentabilidade econômica do seu negócio, preparamos esse conteúdo detalhado.
Navegue e aprenda mais sobre a Logística Reversa:
O que é a logística reversa?
O conceito da logística reversa envolve planejar uma estrutura que permita ao cliente descartar os materiais e resíduos, ou devolver os produtos, de maneira prática e segura. Dessa forma, as empresas podem direcioná-los para o reuso ou reaproveitamento na cadeia produtiva, bem como fornecer a parceiros capazes de destinar os itens para outras atividades, como a reciclagem.
Enquanto a logística tradicional trata de operações com maior praticidade e eficácia para a chegada do produto ao cliente, a logística reversa busca formas para que o consumidor possa retornar esses itens de maneira correta.
Embora o tema receba cada vez mais destaque atualmente, ele não é um assunto novo e os primeiros sinais de preocupação por parte das empresas foram vistos ainda na década de 90, com a obrigatoriedade instituída pelo setor público, internacionalmente, quanto à responsabilidade pelo descarte de produtos considerados nocivos à saúde humana.
No Brasil, a logística reversa ganhou ainda mais visibilidade após a implementação da Lei n° 12.305/2010, a conhecida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Vamos conhecer um pouco mais sobre o que diz a legislação.
A PNRS e sua importância para a logística reversa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída em agosto de 2010. Ela traz um conjunto de diretrizes para a gestão integrada e ambientalmente correta dos resíduos sólidos, sejam eles tóxicos ou não. O processo de logística reversa é destacado como um dos instrumentos de atuação da PNRS para a responsabilidade compartilhada em relação ao ciclo de vida dos produtos.
Em outras palavras, o plano define que todos aqueles envolvidos nas etapas de produção e comercialização dos produtos ficam responsáveis por arcar com a destinação correta, após ele ter a sua utilidade encerrada. Logo, os fabricantes, os importadores, os distribuidores e os comerciantes, são levados em consideração no comprometimento com o descarte ou recolhimento adequado dos materiais.
Além de definir o conceito de divisão da responsabilidade, a PNRS traz outro ponto de grande importância ao destacar que todos os agentes citados acima estão obrigados a implementar um sistema integrado de logística reversa para o tratamento adequado de produtos específicos.
Produtos que obrigatoriamente precisam contar com um gerenciamento por meio da logística reversa:
- Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como produtos que tenham resquícios considerados perigosos em suas embalagens após o uso.
- Pilhas e baterias.
- Óleos lubrificantes, bem como seus resíduos e embalagens.
- Lâmpadas fluorescentes, sejam de vapor de sódio, mercúrio ou compostos por luz mista.
- Eletroeletrônicos e seus componentes.
Com o conhecimento a respeito da logística reversa e sobre o aumento da sua importância com o passar dos anos, principalmente pela execução da PNRS, o momento agora é de entender a ideia por trás do funcionamento e o papel dos agentes envolvidos.
Como é o funcionamento da logística reversa?
Uma operação da logística reversa se apoia no conceito da responsabilidade compartilhada por necessitar do envolvimento de todos os agentes do ciclo de vida do produto. Muito por conta disso, um dos principais fatores é a conscientização do cliente.
Para que o projeto seja eficaz, é necessário que o consumidor entenda a importância sobre o descarte correto dos produtos, bem como ter a informação de locais adequados onde pode realizar essa ação.
Depois que o cliente toma a atitude desejada, o caminho de recolhimento do material segue um modelo padrão, onde a adaptação varia para a estrutura de negócios presente em cada empresa.
Vale ressaltar que existem três tipos de logística reversa, então as operações são caracterizadas de acordo com as particularidades de cada um.
- Pós-Venda: onde o cliente realiza a devolução dos produtos adquiridos comercialmente, seja motivado por defeito ou desistência.
- Pós-Consumo: onde é feito o encaminhamento correto para o descarte de produtos ou para a reciclagem dos itens, após o uso por parte do cliente.
- Reuso: onde o produto é revendido para nova utilização por parte de outro cliente.
O funcionamento padrão da logística reversa costuma seguir os passos abaixo:
- Devolução ou descarte em ponto de coleta por parte do cliente.
- Recolhimento pelo comerciante ou distribuidor e armazenamento em hubs logísticos ou dark stores.
- Encaminhamento ao fabricante ou importador responsável.
- Fabricante ou importador destina o produto para reciclagem, recuperação, revenda ou processamento adequado.
- Fiscalização por parte do poder público para garantir a conformidade da operação e o respeito aos interesses da sociedade.
Mas afinal, por que é tão importante para uma empresa contar com um sistema de logística reversa? Vamos aprofundar essa questão ao explorar os impactos causados do ponto de vista empresarial.
A logística reversa como mecanismo de sustentabilidade
Embora grande parte do foco em relação à logística reversa esteja voltado para o seu impacto positivo no meio ambiente, a sustentabilidade promovida pela implementação do reaproveitamento e recolhimento de produtos afeta também outros pontos cruciais.
A economia circular e o ecodesign
Falar de sustentabilidade não é apenas tratar do cuidado com a poluição e as alterações climáticas, envolve também a exploração controlada dos recursos naturais. Esse conceito é o pilar fundamental da economia circular.
A principal diferença para o modelo linear tradicional reside no aumento da vida útil dos produtos. Enquanto o projeto padrão tem o início e o fim da jornada bem definidos, a economia circular busca um processo que permita manter o item funcional mesmo após o seu uso.
Com esse objetivo é utilizado o ecodesign. O desafio desta prática é desenvolver projetos para que os produtos possam ser aproveitados ao final da sua utilidade. Logo, a logística reversa é uma parte fundamental para reaver esses itens e, em alguns casos, realizar uma nova inserção na cadeia produtiva.
Valor e posicionamento da marca com a logística reversa
Além de beneficiar a sustentabilidade, contar com uma operação bem estruturada de logística reversa pode impactar positivamente a marca em si.
Na atualidade, por exemplo, é impensável a atuação de um e-commerce sem uma política consistente de trocas e devoluções. Até mesmo pela garantia do direito ao arrependimento por lei, como diz o Código de Defesa do Consumidor. Então, o serviço é considerado básico pelos clientes e, inclusive, pode acarretar desconfiança sobre a marca que não possua diretrizes adequadas e claras.
Um exercício simples é imaginar que você adquiriu um eletrônico em uma loja virtual, porém, o lote dele possui um defeito de fábrica que compromete sua utilidade. Pense em como seria a sua frustração se não conseguisse realizar a devolução deste item por falta de informações? Ou por procedimentos complexos e falhos?
Fora a insatisfação do cliente e os prováveis relatos nas redes sociais, podemos esperar chances maiores de descarte inadequado desse produto, uma vez que por não cumprir o seu objetivo, consequentemente, as probabilidades dele ser rejeitado sem coleta também são elevadas.
Agora pense que o produto é de uma fabricante constantemente ligada à política de redução dos danos ao meio ambiente. Ter a marca associada ao aumento no descarte irregular é uma possibilidade devastadora em relação à confiança dos clientes.
Como é simples de notar, a responsabilidade compartilhada pelos produtos devolvidos ou descartados deve ser tratada com extrema importância. Principalmente se considerarmos os dados da pesquisa realizada pela Invesp, onde cerca de 30% dos produtos adquiridos on-line são devolvidos.
Em contrapartida, ter um sistema de logística reversa planejado de forma eficaz, transmite confiança ao seu cliente. Um processo claro deixa seus consumidores mais à vontade para converter a ação desejada: a compra de produtos. Isso é indicado pelo mesmo levantamento da Invesp ao informar que 92% dos consumidores têm a tendência de realizar novas compras, caso o processo devolutivo seja simples.
Dessa forma, podemos definir um conjunto de vantagens capazes de atuar como diferenciais para uma empresa ao implantar a logística reversa na sua rotina produtiva.
Outros benefícios em ter a logística reversa na sua empresa
Em suma, ter a logística reversa implementada no seu negócio permite acesso aos seguintes fatores:
- Possibilidade de reduzir o custo ao retornar os resíduos ou materiais para o ciclo de produção.
- Melhoria no relacionamento com o cliente ao dar suporte para casos de devolução.
- Fortalecimento da marca com a referência da sustentabilidade.
- Adequação à legislação de proteção ao meio ambiente.
Mesmo com todas essas vantagens, contar com a atuação da logística reversa é um processo complexo, pois envolve o acesso aos meios práticos para coletar e transportar o produto. Além de necessitar do apoio operacional para rastrear e identificar a movimentação dos itens em estoque.
Não é à toa que muitas empresas contam com parceiros específicos para tratar das questões de logística reversa
Por ser um tema de comprovada importância, a tendência é que a logística reversa continue ganhando espaço na rotina das empresas. Cada vez mais os investimentos serão direcionados para a inovação com o intuito de melhorias desses processos, de forma que sejam mais acessíveis aos clientes e eficazes para as organizações.
Essa relevância é verificada nos próprios parceiros que costumam combinar a oferta dos serviços de fulfillment com a atuação da logística reversa. Assim, a estrutura montada para transportar o pedido até um cliente, também funciona como base para retornar produtos aos centros de distribuição, quando necessário.
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Dúvidas Frequentes sobre o Logística Reversa
Qual o conceito da logística reversa?
A logística reversa engloba todos os processos para a coleta ou recolhimento de materiais, de forma a retornarem para o reuso, reaproveitamento, reforma, recuperação, revenda ou descarte correto do produto.
O que é pós-venda na logística reversa?
A logística reversa do tipo pós-venda consiste na devolução de um produto por cancelamento do pedido, recusa no recebimento ou motivada por avarias do item. Faz parte dos tipos de logística reversa, assim como o modelo pós-consumo e de reuso.